Evento exibiu casos bem sucedidos aplicados em deficientes físicos
O fisioterapeuta e orientador de estágios supervisionado, Fernando Henrique Alves Benedito, e a aluna Camila Vieira, ambos do curso de fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, participaram no dia 13 deste mês, na sede da OAB local, da palestra Workshop de atualização do sistema de próteses, ministrada pelo fisioterapeuta Anderson Tuzino Nolé e seu pai, Nelson Nolé, empresários da Comforpés, sediada em Sorocaba.
O evento, organizado pela Associação Comercial de Araçatuba, contou, também, com a participação de Wilson Marinho da Cruz, presidente da entidade; Alceu Batista de Almeida Júnior, presidente da OAB de Araçatuba; e do prefeito Aparecido Sério da Silva, além de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos.
A Conforpés é uma empresa em permanente expansão, que procura através de feiras, congressos e cursos internacionais importar e disponibilizar modernas tecnologias relacionadas a próteses e órteses no Brasil. Trata-se de uma organização que tem um trabalho de lutas e conquistas, pois ao longo de seus 44 anos de existência já realizou o sonho de muitos portadores de necessidades especiais, ensinando a eles também a alegria de viver. “Sentimo-nos felizes por saber que podemos melhorar a qualidade de vida de pessoas que nasceram com alguma deficiência ou que porventura tenham sofrido problemas ao longo da vida e reintegrá-las à sociedade”, comentou Anderson Tuzino Nolé.
Na oportunidade, apresentaram-se também os pacientes Odair – que sofreu amputação na perna, abaixo do joelho, e que já se tornou bastante conhecido no país, graças aos shows que ele faz por todo o Brasil sobre sua bicicleta – e Celso Mascarenhas – que aos 36 anos, após ter recebido duas próteses mioelétricas da Ortopedia Conforpés, continua fazendo seus desenhos e trabalha como digitador na Prefeitura de Araçoiaba da Serra. O caso de Celso foi considerado o mais bem sucedido do mundo em termos de adaptação de próteses mioelétricas.
A palestra destacou quais são os critérios para o desenvolvimento, adaptação, treinamento e revisões de próteses de membros inferiores e superiores, além de vários casos de reabilitação que obtiveram repercussão internacional.