O Oratório Dom Bosco iniciou suas atividades em 2025, no dia 15 de fevereiro, com novidades. Uma das principais foi a comemoração mensal dos aniversariantes, realizada no último sábado de cada mês. A ideia surgiu dos próprios voluntários da Paróquia São Francisco e Santa Clara e do UniSALESIANO, e foi aprovada em uma reunião de planejamento realizada no início do ano.

Participaram do encontro o Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Jácomo, SDB, da Coordenadora do Curso de Psicologia do UniSALESIANO, Prof.ª Mirella Justi Martins, do docente do Curso de Educação Física do UniSALESIANO, Prof. Ivo Pedon, e de todos os voluntários do Oratório.

A cada edição, os voluntários levam bolos, que são servidos durante a confraternização. O que sobra é distribuído para que os participantes levem para casa. “Cantamos parabéns e vivemos um momento muito especial com as crianças e famílias. É uma ação pequena, mas com grande significado”, explicou Juliana Mitidiero, Coordenadora do Curso de Educação Física e dos Projetos de Extensão do UniSALESIANO.

O jovem Miguel Bruno Proietti foi um dos aniversariantes homenageados. “Foi bem divertido. A cada ano, eu valorizo mais as pessoas ao meu redor. Cada aniversário é uma experiência única. Tento aproveitar ao máximo”, disse ele, que completou 18 anos em 16 de fevereiro.

A mãe de Miguel, Carina Bruno Proietti, que também é mãe de Davi e Samuel, também compartilhou sua experiência. “Conheci o Oratório por causa do Davi, que estava sofrendo bullying. O psicólogo do CAPS Infantil recomendou que eu o levasse para o jiu-jitsu. Depois, o Miguel passou a acompanhar o irmão, e agora o Samuel também participa. Até minha mãe quer ir. Aprendi a gostar da luta por causa deles”, contou.

A voluntária desde 2019, Elisângela Messias de Souza Silva, conheceu o Oratório enquanto cursava Serviço Social. “A população atendida é de bastante vulnerabilidade. Ali são oferecidas oficinas e, ao final, um lanche. Se você vê como eles participam, fica impactado”, comentou.

PARCERIA

O UniSALESIANO é parceiro do Oratório, atividade social que reúne crianças e jovens aos sábados, das 14h às 17h, com atividades recreativas, formativas, culturais e religiosas.

O Oratório em Araçatuba representa o legado de São João Bosco, fundador dos Salesianos. Oferece um espaço que é, ao mesmo tempo, casa, escola, igreja e pátio para os jovens crescerem com dignidade, respeito e alegria.