O Curso de Direito do UniSALESIANO, em parceria com a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da 28ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Araçatuba, realizou a oficina “Teoria e Prática – Advogando na Mediação”, no dia 24 de maio, no Tribunal do Júri, na faculdade.

Destinada aos acadêmicos do 7º semestre da disciplina de Prática Jurídica Civil, o evento contou com expositoras renomadas e participação dos alunos em simulações práticas.

Durante o período diurno, a expositora Fabiana Fukase Florencio e a mediadora Daniele Francisca Bonachini Reis, apoiadas por Naiara Bianchi dos Santos Silva e Ana Carolina Domingos dos Santos, conduziram as atividades. No período noturno, os papéis se inverteram, com Daniele Francisca Bonachini Reis como expositora e Fabiana Fukase Florencio como mediadora, assistidas por Marcela Alves Branco Pinto e Miriam Bewiahn Fernandes Brites.

A oficina, que também contou com a presença da Coordenadora do Curso e professora da disciplina de Prática Jurídica Civil, Profª. Cibele Rodrigues, e da presidente da 28ª subseção da OAB/SP – Araçatuba, Lucila Ruriko Koga, ofereceu uma imersão teórica e prática nos centros de mediação de conflitos. As expositoras abordaram formas alternativas de resolução de conflitos, preparando os acadêmicos para o mercado jurídico ao detalhar tanto soluções pré-processuais quanto processuais.

A mediação representa uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.

CONCILIAÇÃO

Já na parte prática, houve a escolha de um dos casos da prática jurídica simulada trabalhada em sala com os alunos (Divórcio, com pedido de guarda, alimentos e visitas), para a simulação da audiência de tentativa de conciliação com a mediação, apoio e orientação das advogadas participantes, para demonstrar aos alunos diversas ocorrências reais na condução da sessão de conciliação e suas consequências. Na simulação, os próprios alunos fizeram os papéis de partes e advogados.

Para a Coordenadora do Curso, diante do excesso de conflitos a serem decididos pelos tribunais, atualmente, a conciliação tem se mostrado eficaz não apenas para a redução do tempo de resolução do litígio mais sobretudo para otimizar a relação dos envolvidos. “Os alunos receberam com entusiasmo a oficina, com participação ativa na simulação, compreendendo que a mediação possibilita a transformação da ‘cultura do conflito’ em ‘cultura do diálogo’, na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes que, acompanhados dos advogados, são amparados também pela legislação, possibilitando de forma segura e confidencial a resolução de seus conflitos com liberdade e poder decisivo”, explicou

Já a presidente da 28º subseção da OAB – Araçatuba, enfatizou que é de suma importância a integração entre a faculdade e a Ordem dos Advogados do Brasil. “Ao oferecer audiências de mediação simulada, a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem fortalece o conhecimento acadêmico e também prepara os acadêmicos para os desafios reais da prática jurídica, promovendo uma formação mais completa e alinhada às demandas do mercado. Só tenho a agradecer ao UniSALESIANO pela bela parceria”, agradeceu.

Por fim, a expositora Fabiana destacou que advogar na mediação vai além de representar interesses. “É facilitar diálogos construtivos, buscando soluções que atenda satisfatoriamente ambas as partes”, concluiu.