O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, através da coordenação de seu Curso de Direito, iniciou nesta segunda-feira, no Campus Universitário, às 19h30, a III Semana Jurídica. O tema central do evento, neste ano, é Novas Tendências do Direito à Luz da Constituição Federal.
A palestra de abertura foi ministrada pelo senador da República, Dr. Romeu Tuma, que abordou o tema Segurança Pública e Direitos Humanos. O palestrante é um dos mais combativos e atuantes membros do Congresso Nacional, com participação ativa e intensa nos trabalhos de CPIs instaladas em Brasília e que se encontram em pleno desenvolvimento. Ele ocupou também, por vários anos, a chefia da Polícia Federal, em Brasília.
O senador Romeu Tuma, o prefeito municipal Dr. Jorge Maluly Netto e a secretária da Ação Social, Therezinha de Faria Maluly, além de outras autoridades, coordenadores e professores do curso de Direito, foram recebidos pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO.
Ao fazer sua saudação a todos os presentes, o Pe. Luigi disse que “falar do senador Romeu Tuma é falar do Brasil”. Lembrou, ainda, que ele é um dos mais respeitados congressistas do país, sempre participando de decisões importantes no Senado Federal. “Ele esteve conosco no dia da inauguração do novo Campus, o que nos honrou muito”, destacou.
Em seguida, o Diretor do UniSALESIANO se dirigiu aos acadêmicos do curso de Direito, pedindo palmas para eles. “A Semana Jurídica é um momento especial para os alunos e para a nossa Instituição”, comentou, agradecendo e parabenizando em seguida os organizadores do evento.
Em suas explanações, o senador Romeu Tuma comentou a questão da violência que assola o país e, em especial, o Estado de São Paulo. Segundo ele, os criminosos conseguiram montar uma organização que funciona, aproveitando-se principalmente de problemas havidos entre órgãos do governo estadual, cujos titulares se desentenderam e tinham opiniões opostas a respeito do tema.
“Houve pontos de vista divergentes entre os secretários de Segurança e de Administração Penitenciária, cujos problemas se arrastaram abrindo espaço para a ação dos bandidos”, disse.
Tuma destacou que o “Estado não pode dar as costas para o crime organizado, que precisa reprimir com força, mas também promover ações sociais que impeçam que os jovens se tornem marginais”. Mencionou que, infelizmente, a cumplicidade entre policiais e bandidos é algo que existe e que também deve ser combatida com vigor.
Em determinado ponto da palestra colocou que as polícias devem usar tecnologias para combater o crime. “Devemos impedir que o crime aconteça e não agir a reboque do problema já causado”, alertou. Defendeu a adoção de vídeo-conferências feitas dentro dos presídios, o que impede que o criminoso tenha de ser levado aos tribunais e colocando tanto o marginal quanto a força policial em perigo. “A vídeo-conferência é mais prática, melhor, mais rápida e mais barata”, concluiu.
Ao meio dia o senador Romeu Tuma participou de Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores, onde foi agraciado com o título de Cidadão Araçatubense.