O Dr.Gil Lúcio Almeida, fisioterapeuta, mestre, PhD e presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito 3 –SP) é o palestrante convidado para proferir a Aula Inaugural de 2010 do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, nesta quinta-feira, dia 25, às 8 horas, no Campus da Instituição.
Gil Lúcio Almeida se tornou famoso não só pela importância de sua pessoa e das funções que desempenha, mas também por ser o autor do livro “O Engraxate que Virou PhD”, que ele utilizará como tema na Aula Magna.
Ele falará, também, sobre uma polêmica proposta: o projeto Ato Médico, elaborado pelo Conselho Regional de Medicina, através do qual nenhum procedimento de saúde deverá ser realizado sem a presença e autorização do médico. Esta prática, de acordo com a Crefito e outras representações de diversas categorias, restringiria as atuações dos atuantes das áreas afins, limitando e diminuindo a perspectiva de trabalho para milhares de pessoas.
Segundo Carla Komatsu Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, se o projeto for aprovado os profissionais da área serão extremamente prejudicados e perderão toda uma autonomia de trabalho até aqui conquistada e respeitada.
O PALESTRANTE – Gil Lúcio Almeida viveu a primeira infância em São João Batista do Glória, às margens do Rio Grande, no Estado de Minas Gerais. Mudou-se com a família para Itaú de Minas, onde estudou e trabalhou como engraxate e mascate durante a segunda infância e parte da adolescência. Depois, foi morar com a família em São Carlos, no Estado de São Paulo, onde continuou trabalhando e estudando.
Formou-se Técnico em Mecânica e graduou-se em Fisioterapia em 1984 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 1985, foi trabalhar na Universidade de Campinas (Unicamp), concluindo o Mestrado pela UFSCar em 1988. Em 1993, foi diplomado PhD (doutorado) pela Iowa State University, com pesquisas realizadas na Universidade de Chicago, em Illinois. No ano seguinte, concluiu o Pós-Doutorado no Rush Medical Center e na mesma University of Illinois. Nos Estados Unidos foi Embaixador da Boa Vontade pela Fundação do Rotary.
É autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas de grande impacto e de inúmeros outros analisando a situação educacional, econômica e política do Brasil. Gil Lúcio é revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais e das principais agências nacionais de fomento à pesquisa.
Foi eleito em 2004 como presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito-SP), e reeleito para a mesma função para o quadriênio 2008-2012.