O Dr.Gil Lúcio Almeida, fisioterapeuta, mestre, PhD e presidente do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito 3 –SP) foi o palestrante convidado para proferir a Aula Inaugural de 2010 do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, realizada nesta quinta-feira, pela manhã, no Campus da Instituição.

Gil Lúcio Almeida se tornou famoso não só pela importância de sua pessoa, pela extensão de seu currículo e por conta das funções que desempenha, mas também por ser o autor do livro “O Engraxate que Virou PhD”, que ele utilizará como tema na Aula Magna.

Em sua palestra, ele fez um resumo do livro que revela a sua autobiografia, estimulou os alunos para os estudos e a profissão, comentou a necessidade da carga horária de 5 anos e fez comentários sobre o piso salarial do fisioterapeuta.

Gil Lúcio aproveitou sua vinda a Araçatuba para falar, também, sobre uma polêmica proposta: o projeto Ato Médico, elaborado pelo Conselho Regional de Medicina, através do qual nenhum procedimento de saúde deverá ser realizado sem a presença e autorização do médico. Esta prática, de acordo com a Crefito e outras representações de diversas categorias, restringiria as atuações dos atuantes das áreas afins, limitando e diminuindo a perspectiva de trabalho para milhares de pessoas.

Segundo ele, é consenso entre os fisioterapeutas que, se o projeto for aprovado, os profissionais da área serão extremamente prejudicados e perderão toda uma autonomia de trabalho até aqui conquistada e respeitada.

Depois de sua exposição, ele concedeu entrevista à imprensa local. À tarde, foi conhecer as instalações das Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia, no espaço da UNA.