Evento abre oficialmente as atividades acadêmicas do 2º semestre de 2012
D.C.O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu no sábado, dia 4, a Reunião Pedagógica que abre oficialmente as atividades acadêmicas do segundo semestre de 2012. Na oportunidade, convidado para proferir palestra, o professor Dr. Clemente Ivo Juliatto, Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, discorreu sobre importantes temas educacionais, enaltecendo principalmente a figura do professor.
O evento teve início com uma celebração religiosa conduzida pelo Pe. Arlindo Pereira de Lima, que ao falar do objetivo da Reunião Pedagógica destacou que “todos somos missionários, pois assim como Jesus convocou seus apóstolos para transmitir sua doutrina de fé, também nós fomos convocados para sermos educadores”. Lembrou, ainda, que “Deus quis que cada um de vocês estivesse aqui, pois são pessoas escolhidas para levar adiante a missão de educar”.
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, falou em seguida, ressaltando também a questão da Educação. “Os alunos são a parte mais importante de tudo e por isso estamos aqui”, disse, ao anunciar a presença do palestrante, o Dr. Clemente Ivo Juliatto. Aproveitou a oportunidade para anunciar aos professores a realização da1ª. Semana de Cultura e Cidadania, do UniSALESIANO, que acontecerá de 13 a 15 de setembro próximo.
Ao iniciar sua apresentação, o professor Clemente Ivo Juliatto destacou que as universidades e escolas são a sede da sabedoria, afirmando que a ciência e a fé andam juntas, “porque temos cabeça e coração” e que a verdadeira sabedoria vem do coração e da inteligência.
Para falar da importância que a educação tem em nossas vidas, lembrou que infelizmente apenas 10% da população nacional conta com diploma de curso superior e que só 15% da juventude brasileira têm acesso às universidades. “A escola é um local mais de aprendizagem do que de ensino e educação é mais do que instrução, simplesmente porque não se deve ensinar as pessoas a apenas a ganhar a vida, mas principalmente a viver”, frisou. Fazendo um comparativo com a ação de lapidar as pessoas para ensiná-las, citou uma frase de Michelangelo, mestre do Renascimento, que dizia que para conceber uma estátua perfeita era preciso apenas tirar os excessos e o que sobrava era o essencial.
O Dr. Juliatto mencionou, também, a importância de as universidades, centros universitários e escolas contarem com bons dirigentes, bons professores e bons funcionários, lembrando que é a competência e dedicação destes colaboradores que vão fazer a diferença na qualidade de trabalho das instituições. Citou um ditado chinês que diz que “ser professor é ser pai e mãe para sempre”, para destacar que “assim, o que desejamos de melhor para os nossos filhos, devemos desejar também para os nossos alunos”. Ao longo de sua exposição, o professor Clemente citou palavras e afirmações de renomados professores, mestres e pensadores, que expressavam suas opiniões sobre a Educação.
O professor Dr. Clemente Ivo Juliatto nasceu em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em 16 de agosto de 1940. Iniciou a carreira docente em 1961, como professor de Ensino Fundamental. Durante quase uma década preparou-se para ser gestor universitário. Em 1990, na Harvard University, em Cambridge, Massachusetts, EUA, concluiu doutorado em Administração Universitária. No mesmo ano, como Fulbright Scholar, desenvolveu pesquisa sobre a melhoria da qualidade da Educação e do desempenho nas Instituições de Ensino Superior. Alguns anos antes, em 1984, na Columbia University, em Nova Iorque, completou o Doutorado em Administração Universitária. Realizou também, na mesma instituição, dois Cursos de Mestrado na área de Ensino Superior: Educação – Planejamento e Pesquisa Institucional (1982).
Ela atua na PUC-PR desde 1975, quando começou, primeiro trabalhando com o Reitor Osvaldo Arns e depois ao lado do Reitor Euro Brandão. É vice-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), entidade que abriga 38 instituições comunitárias de ensino superior que atendem pelo menos 700 mil alunos.
O professor Juliatto abraça ardorosamente uma das teses que ele e o presidente da ABRUC, Aldo Vannucchi, da Universidade de Sorocaba, defendem ardorosamente, com vistas à reforma universitária: “Universidade comunitária é universidade pública não-estatal e, portanto, tem status especial”, afirma. Ele é autor de vários livros, muitos dos quais trouxe para serem sorteados entre os participantes da Reunião Pedagógica.
Ao final dos trabalhos, a professora Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa foi convidada a fazer uma explanação sobre a 1ª. Semana de Cultura e Cidadania do UniSALESIANO de Araçatuba, apresentando-se como a coordenadora geral do evento.