Após dois anos, o Curso de Nutrição do UniSALESIANO promoveu o Nutrichef, evento já tradicional na Instituição, mas que foi paralisado por conta da pandemia. Neste ano, ocorreu a 6ª edição da competição, com o nome de Nutrichef Esportivo.

O evento, baseado no programa de televisão Masterchef Brasil, aconteceu na noite do dia 26 de maio, no novo Laboratório de Técnica e Dietética do UniSALESIANO. Tem como responsável a Prof.ª Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, da disciplina de Nutrição Esportiva, apoio da Prof.ª Bruna Raniel, da disciplina de Gastronomia, e a supervisão da Coordenadora do Curso de Nutrição, Ariadine Pires.

O objetivo do Nutrichef é elaborar pratos gastronômicos que sejam nutritivos e saborosos, e que se encaixam no contexto esportivo, além de trabalhar de forma prática e dinâmica a interdisciplinaridade da Gastronomia e Nutrição Esportiva.

“A elaboração de pratos gastronômicos e nutritivos é uma das competências do profissional nutricionista. A aplicabilidade da gastronomia na Nutrição é mais do que criar pratos com bela apresentação, mas também que sejam balanceados, com bom aporte nutricional e controlados por um sistema de segurança alimentar”, explicou Daniela.

METODOLOGIA

No total, nove acadêmicos do 7º termo se dividiram em duas bancadas. Eles tiveram duas horas para elaborar e finalizar os pratos. Para isso, contaram com a ajuda dos chefs convidados: Cristian Cavazzana e Larissa Zeviane, do restaurante Santa Horta.

“Eles contaram com um elemento surpresa, a abóbora cabotiá, um ingrediente que não estava na lista de itens para elaboração”, frisou a docente.

Ao final, os pratos finalizados foram: bancada 1 – farofa de quinoa com espinafre, purê de abóbora cabotiá, filé de Saint Peter com crosta de aveia, confit de tomate cereja, e escondidinho de batata doce com whey, morangos e lâminas de castanha do Pará; bancada 2 – poke de grão de bico, vinagrete, ervilha frescas, abóbora cabotiá e abacate, escondidinho desconstruído de mandioca com frango e doce de banana com whey e nibs de cacau.

Após a apresentação dos pratos e avaliação, foram contabilizadas as notas e quem venceu foi o grupo da bancada 1, com nove pontos. A bancada 2 teve sete pontos. “O prato vencedor estava bem apetitoso, com uma boa aparência, as características sensoriais quanto a sabor e textura da preparação deram um tom de equilíbrio para o prato”, justificou Daniela.

As docentes do Curso de Nutrição entregaram lembranças para todos os participantes e chefs convidados.