Alunos do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO promovem, neste mês, ações voltadas à saúde do homem, em alusão ao “Novembro Azul”. As atividades são realizadas com pacientes que procuram as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Especialidade em Saúde Auxilium, em Araçatuba.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Giselle Sailer, ressalta que as atividades são acompanhadas pelos enfermeiros orientadores de estágio. “Ao mesmo tempo que contribuem para o serviço de saúde, nossos alunos se sentem acolhidos pelos profissionais desses serviços e também pela comunidade. Está sendo uma troca enriquecedora, trazendo contribuição para a formação de cada acadêmico”, disse.

A campanha ‘Novembro Azul’ tem o objetivo de alertar, em todo o País, para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Conforme dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e, aproximadamente, 3 milhões convivendo com ela.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.