A comunidade acadêmica do UniSALESIANO teve a oportunidade de conferir a Mostra de Engenharias, realizada na última semana, na Instituição. Trata-se de uma atividade bimestral da disciplina de Laboratório de Eletrônica 1, ministrada pelo docente Edval Rodrigues de Viveiros.

De acordo com o professor, o objetivo principal desta atividade está alinhado com as premissas salesianas de estimular o interesse dos jovens pelos estudos. “Esta disciplina é ofertada ainda no início do curso, no 3º e 4º semestres. Nesse período, os acadêmicos ainda estão se familiarizando com ferramentas e técnicas computacionais, matemáticas e habilidades em eletrônica, desenho e projetos, que são expertises desenvolvidas ao longo do curso”, disse.

Para suprir essa lacuna inicial e fomentar o aprendizado prático, Viveiros adota diversas metodologias ativas, como Problem-Based Learning (PBL), Team-Based Learning (TBL) e Flipped Classroom. “Estas abordagens visam incentivar os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos na resolução de problemas concretos, colaborarem em equipe e desenvolverem habilidades técnicas essenciais”, explicou.

Os resultados desta abordagem pedagógica têm sido positivos e notáveis, pois os alunos demonstram grande envolvimento e motivação, alcançando os objetivos traçados. “Eles colocam em prática muitas habilidades que até mesmo desconheciam, como a capacidade de trabalhar em grupo, a habilidade do desenho técnico, a resolução de problemas concretos e a criação de circuitos elétricos e eletrônicos”, afirmou Viveiros.

ARDUINO

Um dos destaques da Mostra foi o projeto “Controle Automatizado de Temperatura através de Arduino e Termostato”, desenvolvido por um grupo de cinco alunos: Gabriel Bueno Falquetti (Engenharia Elétrica), Fábio Eduardo da Silva Masson (Engenharia Elétrica), Leonardo Miguel Ivo Carvalho de Oliveira (Engenharia Mecatrônica), Jhonata Maniero Silva (Engenharia Elétrica) e Gilvam Carreto de Lima Junior (Engenharia Mecatrônica).

Segundo Falquetti, a equipe iniciou o projeto com a intenção de criar uma solução para uso cotidiano em locais onde a instalação de equipamentos mais eficientes, como aparelhos de ar-condicionado ou climatizadores, não é viável. “Incluímos a automatização para trazer praticidade no uso”, acrescentou. O projeto destacou-se pela inovação e aplicabilidade prática, sendo um exemplo claro de como a Mostra de Engenharias incentiva a criatividade e o desenvolvimento de soluções reais para problemas do dia a dia.

Outro projeto que chamou a atenção foi o “Braço Robótico”, desenvolvido por Carlos Mateus Chaves de Souza, Daniel Leal de Oliveira, Lucas Mota Guerreiro, Rafael Matias Tavares, Kauê Sangalli da Costa, Lourenço da Silva Aguiar, Tainã de Lima Roque e Kauê Tassi, todos do Curso de Engenharia Mecânica. “O objetivo é simular o funcionamento de um braço robótico industrial. O projeto de eletrônica visa proporcionar uma experiência prática e demonstrar os princípios da automação e controle”, explicou Souza.

Dessa forma, a Mostra de Engenharias serve como um espaço para a exibição dos projetos desenvolvidos, e também como uma oportunidade de fortalecer a autoestima dos alunos. “É uma maneira de dizer a eles que são capazes, que possuem a capacidade de criar, inovar e resolver problemas”, ressaltou Viveiros.