O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta sexta-feira, 18, à noite, na Sala do Tribunal do Júri, a Aula Magna do curso de Ciências Biológicas. A convidada para fazer a apresentação da palestra foi a bióloga Daniella Gorete Lourenço de Oliveira, mestra pela Unesp em Biofísica Molecular e em Ciências Biológicas. Ela também conta com formação em Biologia molecular pela Unifesp e é doutoranda pela USP.

A palestrante desenvolveu o tema Novas abordagens e descobertas de moléculas com potencial alvo para o desenvolvimento de agentes terapêuticos.

Daniella é membro do corpo técnico do Instituto Butantã, na área de Biotecnologia. Atualmente desenvolve uma pesquisa para o estudo de sanguessugas e suas proteínas com vistas à produção de medicamentos para a indústria farmacêutica. Na Aula Magna ela abordou a importância do desenvolvimento destes novos produtos e a criação de patentes brasileiras, o que transforma o Butantã em uma referência mundial no trabalho biotecnológico, além de representar um órgão fundamental para a saúde mundial.

Outra observação feita pela palestrante é que no início de sua carreira, por ser do interior, da cidade de Birigui, demonstrou preocupação com a chegada à capital, mas que com dedicação e perseverança venceu todos os obstáculos. Destacou a importância do conhecimento, da ética e da qualidade de trabalho do pesquisador. “Nós, profissionais deste campo, temos de ter consciência da contribuição do biólogo nas descobertas e na produção de novidades na área biotecnológica e acreditar primeiramente em nossa capacidade, sabendo que, com dedicação e trabalho, não existirão limites para o desenvolvimento da ciência”, comentou.

A professora Dra. Rosana Abud Cabrera Rosa, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, disse que houve 100% de presença por parte dos alunos. “É um privilégio e uma grande honra podermos receber no UniSALESIANO de Araçatuba, no curso de Ciências Biológicas, uma cientista de tamanha importância e qualidade, uma profissional que brindou nossos acadêmicos com conhecimentos de vanguarda . Isso torna o estudo cada vez mais motivador, além de gerar entusiasmo especial entre os professores e estudantes de Biologia”, frisou.