Foram celebradas na quarta-feira (11/02), nos períodos da manhã e noite, as Missas Universitárias que marcam o início do ano letivo no UniSALESIANO de Araçatuba. Pela manhã, às 8h30, no Auditório “Papa Francisco”, a missa foi celebrada pelo Pe. Arlindo Pereira de Lima, Pró-Reitor da Pastoral; à noite, às 20h00, na Igreja Universitária, o celebrante foi o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero.
No início da celebração, depois de dar as boas vindas aos calouros e aos veteranos, Pe. Luigi informou que a missa era dedicada ao ex-aluno Diego Venturim Santos, que se formou em Engenharia Mecatrônica e faleceu no final do ano passado.
Na homilia, ele comentou a leitura do Evangelho que fala do homem que constrói sua casa sobre a rocha e ela suporta ventos e tempestades; e a casa construída sobre a areia, que desaba com a primeira tempestade. “Na vida, cada um também constrói sua casa e sua existência e todos queremos que ela seja um amparo para nós e nossa família”, explicou Pe. Luigi.
Ele lembrou aos alunos que o estudo custa muito sacrifício e empenho e não pode ser construído apenas com entusiasmo. E citou o exemplo de um aluno cuja cerimônia de formatura em Direito no UniSALESIANO aconteceu no último dia cinco de fevereiro: “No final da cerimônia, ele me disse que se lembrava da primeira missa que assistiu há cinco anos atrás, quando começou o curso, e que, na ocasião, ouviu durante o sermão o conselho de que a gente precisa enfrentar as dificuldades e não desistir. E foi o que ele fez”No final da celebração, Pe. Arlindo Pereira falou sobre as atividades desenvolvidas pela Pastoral Universitária, que promove ações religiosas e também culturais e sociais.
Pe. Luigi convidou para ir até o altar um representante dos calouros. A aluna Bruna, do curso de Fisioterapia, falou sobre o curso de escolheu e sua disposição em ir até o fim e se tornar uma boa fisioterapeuta. Em nome dos professores, falou a coordenadora do curso de Educação Física, Juliana Mitidieiro. Ela convocou os alunos a se dedicarem aos estudos, exortando que “os resultados só são conseguidos com dedicação e empenho”.
Antes do encerramento da missa, os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro subiram até o altar e todos cantaram o “Parabéns” para eles.