A Capela São Domingos Sávio, do Colégio Salesiano de Araçatuba recebeu, nesta quinta-feira (04/12), o velório do Pe. Dídimo de Campos Filho, que faleceu na tarde do dia 03 de dezembro, aos 71 anos, após longo período de enfermidade.

Às 15h30, foi celebrada a missa de corpo presente, presidida pelo Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, e, às 17h, o corpo seguiu em cortejo para o sepultamento no Cemitério da Saudade.

A celebração reuniu religiosos, familiares, ex-alunos e membros da comunidade em um momento de profunda oração e gratidão pela vida do Pe. Dídimo.

Este Sacerdote Salesiano dedicou 46 anos de sua vida à Congregação Salesiana e celebrava 38 anos de sacerdócio. Nascido em 25 de setembro de 1954, em Corumbá (MS), iniciou sua caminhada vocacional em 1975, na Casa Salesiana de Campo Grande. Fez o noviciado em São Carlos (SP), onde professou seus primeiros votos, em 1979. A profissão perpétua ocorreu em 1985, em Campo Grande (MS).

Sua formação acadêmica também foi marcada pela trajetória salesiana. Estudou na Cidade Dom Bosco, em Corumbá, e no Instituto São Vicente, em Campo Grande. Concluiu a graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena (SP), em 1981, e prosseguiu com estudos teológicos no Instituto Pio XI, em São Paulo. Especializou-se ainda no Itepal (CELAM), em Bogotá, com foco em Inculturação da Liturgia. Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987, em sua cidade natal, por Dom Vitório Pavanello – SDB.

Ao longo de sua missão, desempenhou diversas funções pastorais e administrativas em comunidades salesianas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Oeste do Estado de São Paulo. Atuou como coordenador de pastoral, diretor pedagógico, vice-diretor, capelão, vigário paroquial, diretor, pároco e ecônomo em cidades como Coxipó da Ponte, Corumbá, Lins, Campo Grande, Nova Xavantina, Sangradouro, Cuiabá, Barra do Garças e Araçatuba.

CIDADÃO

Nos anos mais recentes, foi Reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá, onde conduziu importantes ações de assistência às populações vulneráveis. Em reconhecimento a esse trabalho, recebeu, em 2022, o título de Cidadão Mato-Grossense pela Assembleia Legislativa.

No ano de 2021, exerceu a função de pároco da Paróquia São João Bosco, em Lins, e em janeiro de 2025, iniciou seus trabalhos na Comunidade Salesiana de Araçatuba.

O Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba, Pe. Paulo Vendrame, lamentou a morte de Pe. Dídimo que, segundo ele, viveu um verdadeiro calvário no campo da saúde nos últimos sete meses de sua vida.

“Tive a oportunidade de trabalhar vários anos com Pe. Dídimo. Um irmão rico de dons e de fácil amizade. Seu amor para com os jovens e os mais pobres sempre o identificou. Amava música e samba, e seu time de coração era o Flamengo. Sua presença era sinônimo de alegria e trabalho. Ontem ele fez sua Páscoa com Cristo. Perdemos um salesiano no trabalho deste mundo, mas ganhamos um intercessor no céu. Agora descansa nos braços de Deus Pai, a quem amou e serviu nesta vida”.