As missas universitárias, em homenagem ao Dia dos Pais e aniversário de Dom Bosco, foram celebradas na terça-feira (09/08), nos horários da manhã e noite. Na celebração noturna, com a Igreja Universitária lotada, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, confessou que havia pensado em realizar a missa no Auditório“Papa Francisco”, tendo em vista que a frequência dos alunos tende a ser menor no segundo semestre. Mas estava enganado. “Como vocês participam!”, ressaltou o celebrante, pedindo as bênçãos de Deus para o início do semestre letivo. A missa foi concelebrada pelo Pe. João Neto, Pró-Reitor de Pastoral.
Pe. Luigi também pediu a bênção para todos os pais e lembrou que a paternidade é um grande dom e que a “família não vai acabar nunca, porque é uma criação de Deus”. Pe. Luigi explicou aos fieis o significado de um grande quadro que foi conduzido por um grupo de alunos até o altar. “Ele conta a história de um sonho que Dom Bosco teve quando tinha nove anos. Retrata animais ferozes que brigavam entre sí e o aparecimento de um homem, Jesus, que diz ao menino Bosco sua missão, de transformar animais ferozes em cordeiros. Na pintura, também se destaca Nossa Senhora, “mãe e mestra” de Dom Bosco.
No final da celebração, Pe. Luigi informou a todos que Pe. João Neto vai deixar a Pastoral no UniSALESIANO porque foi chamado a trabalhar em Roma, na Itália, na formação de novos sacerdotes salesianos. Em um momento emocionante, Pe. João foi aplaudido de pé pelos universitários e agradeceu “pela semente que foi plantada e floresceu”. O Prof. Helton Simonceli, coordenador do curso de Direito, falou em nome de todos os pais presentes, destacando sua experiência por ser pai há doze anos. A celebração terminou com uma homenagem aos aniversariantes dos meses de julho e agosto e entrega de um escapulário com imagens de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora.