Metade dos animais avaliados durante o “Outubro Rosa Pet”, do UniSALESIANO, teve diagnóstico positivo para câncer de mama. O evento foi promovido pelo Curso de Medicina Veterinária durante o mês de Outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença nos animais e auxiliar os tutores em relação à conduta do diagnóstico e tratamento.
De acordo com a Diretora do Hospital Veterinário e docente de Medicina Veterinária, Profª. Tatiane Poló, a campanha do “Outubro Rosa Pet” atingiu, aproximadamente, 100 tutores de cães e gatos, que receberam orientações.
Do total, 32 casos específicos foram avaliados pelos alunos e professores. Desses, 19 animais foram detectados com “caroços” na região das mamas, sendo realizado exame de citologia para diagnóstico.
“Foram 15 casos positivos para carcinoma mamário, um para cisto folicular, um para adenoma, um para mastocitoma e um para hemangiossarcoma”, explicou.
Segundo Tatiane, os tutores que receberam os resultados positivos de câncer de mama em seus animais foram orientados a continuar com a realização dos exames, como os de imagem, a fim de verificar se há metástase, principalmente no pulmão. “Assim como exames de sangue para verificação do estado geral do animal e, posteriormente, a possibilidade de cirurgia, que inclui a retirada da cadeia mamária afetada, podendo ser total ou parcial, uni ou bilateral”, concluiu.