A docente dos cursos das áreas sociais do UniSALESIANO, Cleide Henrique Avelino, teve a honra de participar do III Annual Meeting, promovido pela Must University – Flórida (EUA), no início deste mês, em Campinas (SP). Sua participação ocorreu após a defesa bem-sucedida de sua dissertação no Programa de Mestrado Internacional, intitulado “Master of Science in Emergent Technologies in Education”.

A dissertação da docente, intitulada “Processos educacionais inovadores no ensino superior para modelagem de startups integradas com as Metodologias Ativas”, concentrou-se na linha de pesquisa danike air max 270 masque de plongée nike air jordan 1 elevate low yeezy foam runner cheap motagua jersey custom paintball jerseys air max goaterra 2.0 nike air force jordan cheap baseball jerseys air jordan 1 custom youth nfl jersey cruz azul jersey 2023 custom sublimated hockey jerseys corinne abbigliamento sexy custom stitched nfl jersey educação mediada por tecnologias. “O objetivo principal foi investigar as interações entre educação e tecnologia, abordando desde o impacto das novas tecnologias digitais nos processos educacionais até a promoção de mudança organizacional por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”, explicou.

Dentro desse escopo, Cleide destacou um relato de experiência envolvendo o trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UniSALESIANO. “O foco foi o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras na educação mediada por tecnologias, com a integração das Metodologias Ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Design Thinking”, citou Cleide, ao lembrar que também foi citada a utilização de TDIC no ensino de modelagem de startups para a resolução de problemas.

O próximo passo de Cleide é a publicação da dissertação em um capítulo do primeiro livro da Must University sobre relatos de experiência dos docentes. O livro está programado para ser publicado em 2024, consolidando assim a contribuição da docente para o compartilhamento de práticas inovadoras e experiências bem-sucedidas na interseção entre educação e tecnologia.

CONTEMPORÂNEA

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, frisou a importância da pesquisa e inovação no contexto acadêmico. Ele ressaltou que a utilização das Metodologias Ativas aliadas à tecnologia pelos docentes é essencial para proporcionar uma experiência educacional mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas. “A integração dessas abordagens promove não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas, preparando nossos alunos para os desafios do mundo real”, concluiu.