A docente dos cursos das áreas sociais do UniSALESIANO, Cleide Henrique Avelino, teve a honra de participar do III Annual Meeting, promovido pela Must University – Flórida (EUA), no início deste mês, em Campinas (SP). Sua participação ocorreu após a defesa bem-sucedida de sua dissertação no Programa de Mestrado Internacional, intitulado “Master of Science in Emergent Technologies in Education”.

A dissertação da docente, intitulada “Processos educacionais inovadores no ensino superior para modelagem de startups integradas com as Metodologias Ativas”, concentrou-se na linha de pesquisa da educação mediada por tecnologias. “O objetivo principal foi investigar as interações entre educação e tecnologia, abordando desde o impacto das novas tecnologias digitais nos processos educacionais até a promoção de mudança organizacional por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)”, explicou.

Dentro desse escopo, Cleide destacou um relato de experiência envolvendo o trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UniSALESIANO. “O foco foi o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras na educação mediada por tecnologias, com a integração das Metodologias Ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Design Thinking”, citou Cleide, ao lembrar que também foi citada a utilização de TDIC no ensino de modelagem de startups para a resolução de problemas.

O próximo passo de Cleide é a publicação da dissertação em um capítulo do primeiro livro da Must University sobre relatos de experiência dos docentes. O livro está programado para ser publicado em 2024, consolidando assim a contribuição da docente para o compartilhamento de práticas inovadoras e experiências bem-sucedidas na interseção entre educação e tecnologia.

CONTEMPORÂNEA

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, frisou a importância da pesquisa e inovação no contexto acadêmico. Ele ressaltou que a utilização das Metodologias Ativas aliadas à tecnologia pelos docentes é essencial para proporcionar uma experiência educacional mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas. “A integração dessas abordagens promove não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas, preparando nossos alunos para os desafios do mundo real”, concluiu.