O Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO demonstrou mais uma vez seu compromisso com a inovação científica e o protagonismo estudantil. O docente Rafael Cipriano, juntamente com os alunos Carlos Eduardo Vasques e Arthur Pacce, teve um trabalho aprovado e apresentado na XXV Conferência Anual da ABRAVEQ (Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos), realizada em Gramado (RS), recentemente.

O estudo, intitulado “Efeito do Hidrogênio Molecular na Viabilidade de Espermatozoides de Garanhões”, foi desenvolvido no Laboratório de Reprodução Animal do UniSALESIANO, sob orientação do professor Rafael. A pesquisa surgiu a partir de uma iniciativa dos próprios acadêmicos, que procuraram o docente com a proposta de utilizar o hidrogênio molecular como inovação nos meios diluidores de sêmen equino.

PARCERIA

A ideia inovadora foi viabilizada por meio de uma parceria com a empresa Hidrogen, especializada em equipamentos de hidrogenação, e marca o início de um projeto de inovação tecnológica voltado à reprodução animal. O objetivo do estudo foi avaliar se a adição de hidrogênio molecular aos diluentes utilizados na criopreservação do sêmen de garanhões poderia melhorar a qualidade dos ejaculados congelados.

“Os alunos vieram com a proposta de hidrogenarmos os meios diluidores de sêmen, com o intuito de melhorar a qualidade dos espermatozoides após a criopreservação – e deu certo!”, afirmou Rafael. “Agora estamos ampliando a amostragem, com mais animais e análises complementares, para avaliar de forma mais robusta os efeitos do hidrogênio molecular.”

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, a apresentação na ABRAVEQ representa uma importante conquista acadêmica, reforçando o compromisso do UniSALESIANO com a pesquisa aplicada, a formação de excelência e a contribuição para o avanço da Medicina Veterinária no Brasil. “A participação em eventos científicos de relevância nacional também evidencia o estímulo da instituição à formação crítica e inovadora de seus acadêmicos”, concluiu.