O Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, autorizou no dia 19 de abril o funcionamento de dois novos cursos no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO Araçatuba: Biomedicina (Bacharelado) e Engenharia de Energia (Bacharelado). Cada curso deve disponibilizar 100 vagas. A portaria do MEC foi publicada no dia 20 do mês no Diário Oficial da União (DOU) com a autorização de criação de 75 novos cursos superiores no país. Os cursos devem estar disponíveis no próximo vestibular da instituição.

Biomedicina

O curso de Biomedicina gera profissionais com formação generalista e competências para atuar em todas as áreas da saúde, com base humanista, crítica e reflexiva. Os profissionais de biomedicina serão capacitados a realizar, interpretar e a se responsabilizar por exames de diagnóstico laboratorial; desenvolver atividades ligadas ao ensino e à pesquisa científica na área básica e clínica; desenvolver e orientar pesquisa biomédica em centros de referência e também associadas à biologia molecular diagnóstica; desenvolver a função de gestor e a de consultor de laboratórios.

Engenharia de Energia

O engenheiro de energia lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética brasileira – seja ela renovável, como hídrica, solar, eólica ou de biomassa, ou não renovável, obtida de petróleo, carvão, gás natural ou material radioativo, como o urânio (usado em usinas nucleares).

No setor público, pesquisa e traça estratégias para o setor energético. Planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte ou transmissão, distribuição e uso da energia. Avalia as necessidades de uma região ou setor e desenvolve projetos econômica e socialmente viáveis, sempre buscando soluções seguras e sustentáveis, que não agridam o meio ambiente. Além disso, ele coordena programas de contenção e uso racional da energia.