Mais de 200 pessoas, incluindo profissionais da saúde, médicos e enfermeiros da região de Araçatuba, e também os acadêmicos do UniSALESIANO, se reuniram no campus para o “Curso de Competências em Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento da Sífilis”.

O evento, organizado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XI), em parceria com a Liga Acadêmica de Infectologia Carlos Chagas (LAICC) do UniSALESIANO, aconteceu no dia 4 de agosto, em vários ambientes da Instituição.custom nfl jerseys adidas yezzy boost 350 v2 cheap nike air max adidas outlet online air jordan store mens nike air jordan nike air max 270 women’s sale custom hockey jerseys wigs for sale custom nfl jersey wigs near me wig store sex toys nike air max 270 women’s sale custom football uniforms

De acordo com a preceptora da LAICC, Profª. Luciana Coimbra, o curso teve como objetivo principal preparar os profissionais de saúde para lidarem de forma eficiente e atualizada com os casos de sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, que têm se mostrado um desafio persistente na área da saúde.

“A metodologia escolhida foi ativa com aprendizagem em times, com os participantes sendo divididos em grupos de acordo com as regiões de saúde dos municípios em que atuam. Cada grupo enfrentou situações-problema relacionadas à sífilis e discutiu soluções sob a orientação de facilitadores experientes na área”, explicou.

Além disso, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo médico infectologista e docente da Medicina no UniSALESIANO, Dr. Igor Barcellos Precinoti, que também é Preceptor da LAICC, abordando tópicos como o diagnóstico, tratamento e acompanhamento da sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita.

Segundo Luciana, a importância desse curso de competência foi ressaltada pelos organizadores, destacando a abordagem de ensino, que visa capacitar os profissionais a aplicarem conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas complexos e situações do cotidiano de trabalho. “Espera-se que essa abordagem transformadora influencie diretamente na qualidade da coleta, análise e consolidação de dados epidemiológicos, aprimorando a luta contra a sífilis nas diversas regiões representadas”.

AVALIAÇÃO

A avaliação do evento demonstrou um alto nível de satisfação por parte dos participantes. Dos presentes, 99,3% avaliaram o evento como ótimo ou bom, o que indica que os objetivos propostos foram plenamente alcançados.

O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, ressaltou que a competência em diagnóstico, tratamento e acompanhamento da sífilis demonstrou ser uma iniciativa de grande importância para a formação contínua dos profissionais de saúde e estudantes, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais preparado e eficaz no combate a essa doença. “Com isso, os participantes se tornam agentes de transformação em suas comunidades, promovendo a saúde e o bem-estar de todos”, concluiu.