A revista europeia Springer Nature, de grande circulação e renome, atingiu 25 mil downloads, em um período de um ano, com seu volume “Results and Problems in Cell Differentiation”. E o melhor disso tudo é que há a participação da professora do curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Alexandra dos Anjos Cassado.
“O editor e todos os autores estão, de fato, comemorando”, disse ela, que colaborou com o capítulo intitulado “F4/80 as a Major Macrophage Marker”.
Segundo Alexandra, o manuscrito traz uma revisão sobre o processo de diferenciação dos macrófagos, uma célula do sistema imunológico com ênfase nos marcadores utilizados para sua correta identificação.
“A heterogeneidade desse tipo celular no peritônio e baço é um dos fatores essenciais para a geração de uma resposta imune eficaz decorrente de doenças infecciosas, especialmente chagas e malária”, explicou.
Alexandra conta ter sido convidada a escrever o capítulo pela própria editora da revista, a professora Malgorzata Kloc, da Universidade do Texas, e também diretora do Laboratório de ImunoBiologia do Instituto de Pesquisa do Hospital Metodista de Houston, nos EUA. “O convite foi um grande presente e, provavelmente, consequência de uma revisão abordando o mesmo assunto que publicamos na Frontiers Immunology, que é uma revista internacional nova, porém, com impacto excelente”, avaliou.
Para a docente, esta é uma grande oportunidade de enriquecer seu currículo. Além disso, ela pode mostrar os resultados de uma linha de pesquisa construída ao longo de dez anos de pesquisa dentro da USP (Universidade de São Paulo), e que segue estudando no UniSALESIANO.
“Para o UniSALESIANO esse fato também é excelente, visto que, além de levar o nome da instituição para, pelo menos, 25 mil pessoas até agora, conta para todos os processos perante o MEC (Ministério da Educação)”, comentou, ao citar a inclusão do curso de Biomedicina na obra.