Setembro é, tradicionalmente, conhecido por representar o mês de conscientização do câncer infantojuvenil, doença heterogênea que atinge crianças e adolescentes com idades entre 0 e 19 anos. Como esses pacientes “valem ouro”, o mês foi apelidado de “Setembro Dourado”.
Com o objetivo de mostrar a importância do diagnóstico do câncer infantojuvenil, principalmente por conta da relação de seu percurso clínico, as Ligas Acadêmicas de Oncologia e Pediatria do UniSALESIANO, promovem o 1º Simpósio Interligas de Câncer Infantojuvenil, nos dias 22 e 23 de setembro, de forma online.
“As Ligas assumem seus papéis de atores sociais e reconhecem a necessidade de falar sobre esse assunto, uma vez que a doença representa características distintas. Por isso, convidamos profissionais capacitados para ministrarem palestras com assuntos ligamos à área”, explicou a acadêmica Júlia Zefiro, umas das organizadoras do evento.
No dia 22 de setembro, foram abordados os temas “Leucemia”, pela pediatra e hematologista pediátrica, Dr.ª Cibele Castilho, e “Osteorssacoma”, pela oncologista pediátrica, Dr.ª Viviane Sonaglio. Já no dia 23, às 19h, será realizada a palestra sobre “Retinoblastoma”, pelo oftalmologista, Dr. Rogério Shinsato, seguida da palestra sobre “Psico-oncologia da Infância e Adolescência”, pela psiquiatra, Dr.ª Carolina Marçal, às 20h.
O link para inscrição pode ser solicitado no Instagram da Liga Acadêmica de Pediatria Dom Bosco (@liga_peddb). As palestras são abertas para o público, gratuitas e com certificação. A transmissão, que fica gravada, acontece por meio do canal da Liga Acadêmica de Oncologia, no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCRTIqIxxDPH2AltP-tnio-Q?view_as=subscriber.