A Liga do Trauma (LITAU), formada por Acadêmicos do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium -UniSALESIANO, foi fundada em 5 de abril de 2006. Ela é constituída por alunos do 2º ao 8º termos do curso de Enfermagem, contando com a orientação de professores da Instituição.

No seu pequeno tempo de existência já mostrou disposição para a realização de eventos importantes, que pela qualidade de seus conteúdos vão encontrar respostas positivas junto aos públicos-alvo.

Um exemplo do trabalho do órgão foi o I Simpósio da Liga do Trauma dos Acadêmicos do UniSALESIANO, realizado no dia 25 de novembro, na capela do Campus. O Encontro abordou pontos interessantes como Técnicas de Mobilização do Politrauma, ABCDE da Urgência e Emergência, Trauma Crânio-Encefálico, Trauma Raquimedular e Reabilitação no TRM.

O evento contou com grande público, não só constituído de alunos mas também de pessoas interessadas. Os participantes foram convidados a contribuir com um litro de leite, cuja arrecadação seria destinada a entidades que atendem pessoas carentes do município.

Para 2007, o órgão prevê a realização de uma série de eventos na área, quando procurará dar a sua cota de contribuição para reunir mais informações e dados que possam estabelecer um quadro cada vez melhor sobre a questão. Para tanto, serão desenvolvidas palestras com a presença de médicos e técnicos especialistas em trauma e efetivadas pesquisas e coleta de material sobre o assunto.

Maísa Crivelini, presidente da LITAU, considera que “a Liga proporciona ao aluno uma excelente vivencia da prática, o que colabora para ajudar na capacitação profissional e no atendimento de emergência de vitimas de trauma”. Segundo ela, o trabalho mostra ao aluno como é importante a atuação multiprofissional e que através desta prática a população vitima de trauma poderá receber um atendimento de qualidade capaz de salvar vidas”.

Karina Guerra, professora do UniSALESIANO, ressalta que a Liga do Trauma formada por acadêmicos tem por objetivo despertar junto aos alunos de Enfermagem interesse pelos diversos aspectos que envolvem a dinâmica do trauma e o seu atendimento.

Há a proposta, também, de desenvolver estudos em grupo sobre os principais traumas que acometem a população de Araçatuba e região, conhecimentos estes que servirão para subsidiar atividades de ensino, trabalhos de pesquisa e serviços de assistência e extensão à comunidade, complementando assim a formação acadêmica.