No próximo sábado (13), Araçatuba será palco da 4ª edição da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, uma iniciativa de conscientização sobre o retinoblastoma, um câncer ocular raro que afeta crianças. O evento acontecerá no Hospital do Olho de Araçatuba (Av. Brasília, 2789 – Nova Iorque), das 9h30 às 12h.
Neste ano, a Liga de Pediatria do UniSALESIANO terá participação ativa na mobilização, com 15 acadêmicos de Medicina engajados em ações de informação e acolhimento à comunidade. Os acadêmicos ficarão responsáveis por orientar pais e responsáveis sobre sinais da doença, entregar panfletos explicativos e esclarecer dúvidas.
“Nosso papel será aproximar a informação das famílias. O diagnóstico precoce pode salvar vidas e garantir a preservação da visão das crianças”, destacou a acadêmica Maria Eduarda Pagliari Martins, integrante da Liga.
A campanha, que acontece simultaneamente em mais de 50 cidades brasileiras, conta com o apoio do jornalista Tiago Leifert, que abraçou a causa após sua filha ser diagnosticada com a doença.
LÚDICA
Além das orientações médicas, a programação em Araçatuba terá atividades lúdicas para as crianças, como pula-pula, escorregador, pintura de rosto, pipoca, algodão-doce e distribuição de brindes.
Para a Liga de Pediatria, participar do movimento é também uma forma de aplicar na prática a missão salesiana de educar e cuidar da juventude. “É uma oportunidade de unir ciência, prevenção e acolhimento, reforçando nosso compromisso com a comunidade”, completou Maria Eduarda.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, ressaltou a importância da iniciativa para a formação integral dos acadêmicos: “Quando nossos alunos participam de ações como essa, eles aprendem não apenas a parte técnica, mas também o valor do cuidado humano e da responsabilidade social. É uma vivência que traduz o espírito salesiano e amplia o impacto positivo da universidade na comunidade.”