O 1º Simpósio da Liga Acadêmica de Clínica Médica São Lucas, promovido entre os dias 27 e 28 de setembro pelos alunos do curso de Medicina do UniSALESIANO, teve resultado satisfatório.

O aluno Rodrigo Cano, presidente da Liga, afirmou que o evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. “Muitos gostaram dos temas, tanto por serem atuais como por se interligarem um com o outro”, explicou.

No primeiro dia, Cano contou que o tema “Ética nas Redes Sociais” despertou dúvidas e discussão entre os participantes. “Na área da saúde, muito se debate sobre o que é certo e o que é errado em relação à divulgação de imagens de pacientes, seja em atendimento do cotidiano, como também na evolução de tratamento ou exposição de alguma doença rara”, explicou.

Já no segundo dia de evento, temas como “Burnout” e a “Importância da Anamnese” despertaram interesse e atenção do público. “Sobre a anamnese, observamos que, atualmente, muitos médicos estão dependentes de exames e mais exames. Consequentemente, acabam deixando de lado o mais importante: a clínica”, ressaltou Cano.

Os assuntos foram abordados pelos profissionais: doutor Fábio Castilho Navarro, doutor José Marques Filho e juiz Marcelo Yukio Misaka – “Ética e o Uso de Redes Sociais pelos profissionais médicos”; doutor Rafael Saad – “A importância da anamnese e exame físico nos dias atuais”; doutor Angelo Cesar Fernandes Jacomossi – “Iatrogenia e prevenção quartenária”; e doutor Cláudio Silvério Alves – “Burnout e depressão no estudante de medicina”.

Segundo o presidente da Liga, a intenção é realizar o simpósio todos os anos para estimular uma reflexão sobre assuntos propostos tanto para os alunos quanto para a comunidade médica.