Os acadêmicos Juliana Batagelo, Rafael Alvez e Ayumi Ubara, do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais do UniSALESIANO, apresentaram um projeto inovador como Trabalho de Conclusão de Curso: o game educativo “Let’s Go Duck”. Nesse jogo autoral, os jogadores acompanham as viagens de um simpático pato marreco por países como Itália, Inglaterra e Japão. O animal explora curiosidades culturais e históricas em uma jornada com interação e aprendizado.
Com gráficos em pixel art e mecânicas de plataforma, “Let’s Go Duck” combina a estética retrô com um toque moderno, criando uma experiência envolvente para jogadores de todas as idades.
Juliana Batagelo, que foi responsável pela criação da narrativa e o design dos personagens, disse que a intenção foi construir uma história que despertasse o interesse dos jogadores enquanto exploravam diferentes culturas. “Cada cenário foi cuidadosamente elaborado para refletir as características culturais e históricas dos países visitados, transportando os jogadores para um universo de aprendizado e diversão”, explicou.
Já o acadêmico Rafael Alvez, que assumiu o design dos cenários, transmitindo a essência visual e histórica de cada país, ressaltou que seu foco foi criar ambientes que capturassem a identidade única de cada local, levando os jogadores a sentir como se estivessem realmente explorando essas culturas.
Por sua vez, Ayumi Ubara foi responsável pela programação do jogo, com a utilização do software Game Maker. “A ferramenta nos proporcionou uma base acessível para criar algo desafiador e inovador. Foi uma experiência que exigiu muito, mas nos permitiu alcançar um resultado gratificante”, afirmou.
AVENTURA
O docente Francis Martins explicou que, no jogo, o pato marreco enfrenta desafios ligados à história e cultura de cada país. Na Inglaterra, por exemplo, o jogador é transportado para a Era Vitoriana, enquanto no Japão explora templos antigos e tradições samurais. Ele comentou que a intenção dos acadêmicos é expandir o jogo, adicionando novos países e narrativas à aventura.
“’Let’s Go Duck” tem recebido elogios de educadores que reconhecem seu potencial como ferramenta pedagógica. O jogo, além de estimular o interesse por história e geografia, demonstra a eficácia da gamificação na educação, tornando o aprendizado mais acessível e cativante”, concluiu.