O UNISALESIANO comemora um marco em 2024: os 50 anos do Curso de Ciências Contábeis. Desde sua fundação, em 1974, a Instituição desempenha um papel essencial na formação de profissionais contábeis qualificados, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de toda região de Araçatuba.

O curso primogênito do UniSALESIANO impactou as vidas de milhares de estudantes. O professor Antônio Moreira, que coordena Ciências Contábeis há mais de 20 anos, afirmou ser uma honra e satisfação participar desta comemoração. “Tive o privilégio de trabalhar com muitos colegas professores que sempre se dedicaram à evolução e manutenção do curso”, declarou Moreira, ao ressaltar a dedicação de seus colegas, alguns dos quais o acompanham até hoje, mantendo a mesma motivação e empenho no processo de educação e transformação dos alunos em profissionais de contabilidade, presentes em todo o Brasil e no exterior.

Ao longo dos anos, o UNISALESIANO manteve seu compromisso com a qualidade educacional, atualizando constantemente sua grade curricular para refletir as mudanças no campo contábil e incorporar as mais recentes tendências e tecnologias. “Durante minha gestão, passamos por várias mudanças no processo de ensino-aprendizagem, implementando sempre novas estratégias para garantir ensino de qualidade”, enfatizou o Coordenador.

As ações do curso priorizam o ensino teórico-prático, fortalecendo a comunicação entre professores e alunos e promovendo eventos acadêmicos bem-sucedidos que complementam o processo de aprendizagem com objetividade e clareza da missão do curso.

SUCESSO

Além disso, inúmeros ex-alunos do UNISALESIANO encontraram sucesso em uma variedade de setores, desde empresas multinacionais até empreendedorismo próprio. “É muito gratificante fazer parte desta história e ver como o UNISALESIANO continua a ser uma referência nacional em educação”, disse Josué Cardoso de Lima, ex-aluno do curso.

Wanderleia Fernandes de Oliveira Barreto, contadora, também relata sua satisfação em fazer parte desta jornada. “É muito bom fazer parte desta linda história”, disse a ex-aluna, que atua como contadora há 26 anos.

Nilton Godoy Trigo, professor, também faz parte desse caminho de sucesso. “O UNISALESIANO é referência em graduações, e me sinto orgulhoso de ter cursado aqui”, afirma Nilton, que também é professor na Instituição.

Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, analisou a importância deste marco histórico. “O Curso de Ciências Contábeis do UNISALESIANO é um exemplo do compromisso da Instituição com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, afirmou.

Confira, abaixo, a entrevista com os egressos do Curso de Ciências Contábeis do UniSALESIANO:

Josué Cardoso de Lima, 56 anos, Funcionário Público Municipal no cargo de Fiscal Tributário:

“Na época, em 2000, já por bom tempo, quem queria formar em Ciências Contábeis, tinha de estudar no UniSALESIANO. Assim eram os comentários nas escolas. Fiz parte da turma 2000/2004. Eu já estava como servidor público municipal, na época do estudo e formação, só continuei como servidor. Hoje, tenho 30 anos de servidor municipal, cheguei a ser Secretário Municipal da Fazenda em Araçatuba, por dois anos e meio (janeiro/2017 até julho/2019). Eu também cheguei a lecionar no UNISALESIANO, em janeiro/2019 até julho/2020, um ano e meio, vindo a pandemia, ficou tudo restrito. O UNISALESIANO, hoje, com seu campus muito bem localizado e grande, está solidificado em Araçatuba e região e é referência em graduações. Me sinto orgulhoso de ter cursado lá.”

Wanderleia Fernandes de Oliveira Barreto, 53 anos, Contadora:

“Quando eu fiz a faculdade de Ciências Contábeis, com início do ano de 1989, eu tinha condições apenas para estudar aqui na cidade. Esse curso tinha em duas faculdades, e optei pelo UniSALESIANO por ser uma instituição católica, e como eu trabalhava com pessoas formadas no mesmo lugar e também conhecia tantas outras que já tinham cursado e gostado, não tive dúvidas em prestar o vestibular no UniSALESIANO. O curso de Ciências Contábeis, para mim, seria uma forma de realizar o meu sonho de ser fiscal de rendas da Receita Federal ou Fiscal de Rendas do Estado. Embora não tenha conseguido passar em nenhum desses dois concursos, sinto-me realizada na profissão que escolhi e que tanto amo. Sou formada no ano de 1992, turma José Carlos Lorenzetti. Quando eu me formei, já trabalhava na empresa Orgabil, há 7 anos, nos departamentos: técnico, faturamento e contas a pagar, auxiliar de departamento pessoal. E, após formada, trabalhei por mais quatro anos. Em seguida, fui para o Jornal da Cidade, no departamento comercial, ficando por dois anos. E, somente depois de seis anos de formada, consegui uma oportunidade para trabalhar na área contábil, no Hospital Psiquiátrico Benedita Fernandes, trabalhando por dois anos como contadora. Atualmente, há 24 anos no mesmo escritório de contabilidade rural, ou seja, há 26 anos exercendo a profissão de contadora. É muito gratificante e especial, pois sempre foi um sonho cursar uma faculdade. Há 36 anos atrás, quando iniciei, só existia a faculdade de Ciências Contábeis no UniSALESIANO. Hoje, vejo como cresceu, com dezenas de novos cursos e sendo uma Universidade, ou seja, o UNISALESIANO é referência nacional. É muito bom fazer parte desta linda história.”

Nilton Godoy Trigo, 64 anos, contador e docente:

“Escolhi fazer o curso de Ciências Contábeis na então Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Nordeste, mantida pela Missão Salesiana. Antes, eu conclui, no ano de 1977, o curso de Técnico em Contabilidade no Colégio Salesiano. Em 1981, terminei o Curso de Contábeis. Minha esposa, então namorada Maria Isabel Marques Batista Trigo, se formou em Contábeis, comigo. Resolvi cursar Contábeis porque eu estava no ramo, trabalhando com contabilidade do agronegócio e continuei no UniSALESIANO porque já considerava o local como minha segunda casa, na qual eu tinha confiança e já haviam saído pessoas conhecidas e que já haviam despontado no ramo de contabilidade em Araçatuba e região. Tenho orgulho de há muito tempo fazer parte da Missão Salesiana de Mato Grosso, aqui em Araçatuba; isso, como aluno e como professor universitário, pois, desde que terminei o curso de Direito, ingressei em 1988, como professor, onde estou até hoje, graças às condições que me são dadas pela direção, coordenações, colegas professores, funcionários, e aos meus alunos, com os quais eu continuo aprendendo.”