Acadêmicos do 5º termo (turmas A e B) do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO participaram de uma atividade que promoveu a integração entre os conhecimentos de Neurofisiologia e Psicobiologia do comportamento humano.
A ação, realizada nos dias 6 e 12 de maio, foi conduzida pela docente Bianca Elvira Belardi, dentro da disciplina de “Neurofisiologia e Psicobiologia”, e envolveu 125 alunos.
Segundo Bianca, o principal objetivo da atividade foi proporcionar um aprendizado ativo e colaborativo, permitindo que os futuros biomédicos aprofundassem seus conhecimentos em temas fundamentais para a compreensão do comportamento humano, sob a perspectiva neurofisiológica e psicobiológica.
“Ao mesmo tempo, a proposta visou ao desenvolvimento de competências essenciais, como pesquisa científica, interpretação de dados, comunicação oral, pensamento crítico e trabalho em equipe”, completou.
Durante a atividade, os alunos se organizaram em grupos e ficaram responsáveis por temas previamente escolhidos ou definidos em conjunto com a turma. Os trabalhos foram apresentados na modalidade de banners científicos.
Entre os temas abordados estiveram assuntos como: neuroplasticidade; neurotransmissores e suas funções; fisiologia da dor; além de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. “Cada grupo buscou traduzir conceitos teóricos complexos em uma linguagem acessível, tanto nos banners quanto nas explanações orais”, disse.
INDISPENSÁVEL
Ainda de acordo com Bianca, a atividade vai além da sala de aula, pois conecta teoria e prática, fortalecendo habilidades que serão indispensáveis na trajetória profissional dos alunos. “A proposta permite que eles desenvolvam o conhecimento técnico e a capacidade de sintetizar informações, comunicar-se de forma clara e trabalhar em colaboração, competências fundamentais para o biomédico”, afirmou.
Os critérios de avaliação incluíram domínio do conteúdo, clareza na apresentação, capacidade de responder aos questionamentos, criatividade, qualidade dos recursos visuais e da pesquisa bibliográfica. Também foi avaliada a participação equilibrada de todos os integrantes do grupo e a coerência na construção e apresentação dos temas.
Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, iniciativas como essa são fundamentais para aproximar o ensino teórico das demandas práticas da profissão. “Ao integrar Neurofisiologia e Psicobiologia em atividades que estimulam o protagonismo dos alunos, o UniSALESIANO reforça seu compromisso com a formação de profissionais preparados para atuar com conhecimento científico sólido e habilidades práticas diferenciadas. Esse modelo de ensino estimula o pensamento crítico e a capacidade de inovação, elementos essenciais para o sucesso acadêmico e profissional”, destacou.