A noite de sexta-feira, dia 2 de junho, foi bastante divertida para a comunidade acadêmica do UniSALESIANO. Alunos do 3º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo promoveram o evento “Instalações Sensoriais”, divididos em oito grupos espalhados pelos corredores da instituição, num total de 48 estudantes.

Todos chamaram a atenção do público que pode conferir de perto, por exemplo, alunos pintados de branco, como se fossem um papel preparado para ser pintado. Puderam apreciar também objetos antigos, como máquina de escrever, pião, moedor de café, entre outros.

O professor do curso, Francis Martins de Souza, explica que o objetivo da ação foi estimular gatilhos emocionais das pessoas envolvidas por meio de apresentações artísticas, onde o próprio aluno se torna parte desse processo. “Saliento que a Arquitetura é uma das habilidades humanas que promove a interação das pessoas com a sua cultura”, disse.

Souza conta que a possibilidade da experimentação das reações das pessoas que participaram das instalações possui “um caráter muito interessante no âmbito do conhecimento das diferentes emoções proporcionadas nos diferentes trabalhos apresentados.”

Para os alunos que realizaram o evento, o professor afirma da importância de observar as diferentes reações das pessoas e as expectativas delas sobre aquilo que encontraram. “Os futuros profissionais de Arquitetura terão que entender essas diferenças para que possam projetar adequadamente suas edificações e ambientes”, concluiu.