Programa destaca a importância dos dois veículos de comunicação
As Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba iniciaram neste sábado o curso de extensão sobre o tema Como Fazer Rádio e Televisão. O programa terá 38,5 horas de duração, com aulas aos sábados das 8h30 às 12h, e abordará aspectos relacionados à produção, roteirização de programas, reportagens e apresentação em televisão e rádio.
O setor alia a um só tempo charme a informação e entretenimento, pois reúne profissionais especializados em apresentar programas nas mais variadas modalidades, como noticiários, entrevistas, colunismo social eletrônico, revistas de rádio e TV , reportagens, atrações esportivas, comentários, debates e outros. A abordagem será feita desde os programas feitos para adultos quanto aqueles dirigidos a crianças.
O curso tem também por objetivo destacar a importância dos dois veículos de comunicação, cuja contribuição para a velocidade e instantaneidade da informação revolucionou o mundo, encurtando drasticamente distâncias, mudando conceitos, criando novas tecnologias e colocando povos e nações cada vez mais próximos um do outro, formando a aldeia global de que falava Marshall McLuhan.
O famoso sociólogo canadense tinha especialmente duas frases de impacto como autênticas máximas para ilustrar seu pensamento: “o meio é a mensagem” e “se funciona, já está obsoleto”, demonstrando como a evolução deve ser constante, ágil e permanente.
Fernando Sávio, coordenador do evento e da área de Rádio e Televisão das FCS, ao falar sobre o programa lembra que esta é uma primeira tentativa para consolidar futuramente o curso de jornalismo e alavancar novas ações no setor. “Gostei da diversidade de pessoas que nos procuraram, demonstrando que existe um grande interesse pela comunicação”, comentou, destacando que há alunos de jornalismo, publicidade e propaganda, empresários e professores.
Sávio destacou que entre os participantes há, por exemplo, uma profissional de enfermagem que se increveu no curso para aprender a fazer vídeos em sua área de trabalho. “Temos alunos de Penápolis, Auriflama, Birigüi e Araçatuba”, relata. O coordenador salientou, também, que o curso deseja trabalhar bem a parte prática, utilizando diversos equipamentos.
Dessa forma, os participantes aprenderão a fazer produção e roteirização de programas em televisão e rádio nas áreas de jornalismo (noticiários, debates, esportivos, talk show) e entretenimento (infantis, quiz-show), conhecerão as técnicas de entrevista e produção de reportagens externas em televisão para produtos jornalísticos diversificados como os telejornais e os documentários e criar textos específicos para rádio e televisão. Além disso, vão exercer a prática de apresentação de telejornais e noticiários de rádio.
Vão atuar como docentes profissionais de comunicação com larga experiência em suas carreiras. Um deles é o próprio Fernando Sávio, jornalista, mestre em comunicação e mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo; pós-graduado em jornalismo pela Universidad de Navarra (Espanha); especializado em novas tecnologias e comunicação e marketing pela University of Florida (EUA) e diretor da TV Câmara de Araçatuba. Foi, também, o responsável pela sucursal da TV Globo Noroeste Paulista em Araçatuba por 12 anos.
Também atuará como docente Mônica Guglielmi, jornalista formada pela UniToledo e bacharel em Direito. Desde 1993 ela trabalha na TVI, emissora afiliada ao SBT, que cobre as regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. É apresentadora do telejornal TJ Interior e do programa de entretenimento TV-IN, além de dirigir o jornalismo da emissora há dez anos. Conta com grande experiência em edição de texto e produção de programas jornalísticos.
Completa o grupo de professores Patrícia Mendes, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UEL – Universidade Estadual de Londrina – Paraná, especializada em Comunicação Jornalística pelo Centro de Ensino Superior UNORP de São José do Rio Preto e mestranda em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Atua como repórter da TVI/SBT de Araçatuba, com grande experiência em produção, edição e fechamento de telejornais.Ministrou aulas no Senac para radialistas e atualmente é professora do curso de Comunicação Social das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba.