A fachada do prédio de quatro andares do Centro Universitário UniSalesiano de Araçatuba ficou inteiramente iluminada pela cor rosa na noite de quinta-feira (02/10), no lançamento da campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo chamar a atenção para ocombate ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A fachada permanecerá iluminada durante 15 dias em adesão ao movimento mundial que acontece no mês de outubro.
Vários órgãos de imprensa de Araçatuba – rádios, jornais e televisão – acompanharam o lançamento da campanha, que teve a presença do Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero. Alunos de diversos cursos, vestidos com a cor rosa, distribuíram para os demais colegas o laço rosa – que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama – além de folderes explicativos. Os coordenadores de cursos também visitaram as salas de aula para explicar a importância da campanha e a prevenção do câncer de mama. A ação do UniSALESIANO de Araçatuba envolve as todos os 30 cursos superiores oferecidos pela instituição.
Para o Diretor Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Luigi Favero, a adesão à campanha mundial é de grande importância: “As estatísticas indicam o aumento dessa doença entre as mulheres – e até homens – em todo o mundo. E não importa se a nação é desenvolvida ou ainda está em desenvolvimento. O importante é o diagnóstico precoce, que pode salvar as pessoas”.
O movimento popular conhecido como “Outubro Rosa” mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo neste mês. A iluminação de prédios e monumentos em tom rosa ajuda a divulgar de forma bonita e visual, uma campanha que pode ser compreendida em qualquer lugar do mundo.
O câncer de Mama
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Ele é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres, segundo Organização Mundial da Saúde.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.
Outubro Rosa
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em dois de outubro de 2002, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.