Quando entrou no curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, em 2004, Mauricio Rufino Barbosa, hoje com 33 anos, tinha a pretensão de investir no futebol. “Eu gostava de praticar e achei que o curso agregaria mais”, contou.
Mas, o que viveu e aprendeu dentro da universidade mudou seu desejo e, atualmente, Barbosa gerencia 27 núcleos do Projeto Bem-Estar, que proporcionam atendimento na área de fisioterapia preventiva a mais de 1500 pessoas das cidades de Araçatuba, Avanhandava e Bento de Abreu. Dentre os 17 profissionais contratados para atuar dentro do projeto, oito são ex-alunos do UniSALESIANO.
“A universidade foi muito importante para mim na questão da minha formação como pessoa. Me motivou a acreditar em renovação e construir um tempo diferente para a fisioterapia”, ressaltou ele, cuja história compõe a série “Casos de Sucesso” do UniSALESIANO.
O Projeto Bem Estar tem por objetivo proporcionar a promoção, prevenção e reabilitação da saúde da criança, do adulto e do idoso através da fisioterapia. “Nós transformamos estacionamentos de supermercados, órgãos públicos e instituições religiosas em ‘clínicas’ de fisioterapia preventiva. Temos agora a intenção de construir a sede da Associação Bem Estar, com atendimento na área da fisioterapia, psicologia e odontologia”, contou o fisioterapeuta.
Dentre as atividades que integram o Projeto Bem Estar, estão: aferição de pressão arterial, alongamentos, exercícios aeróbicos, de relaxamento, respiratórios e de reeducação postural; orientações de saúde, nutrição e dietética; acompanhamento antropométrico, realização de atividades lúdicas, recreativas e cognitivas; treino de equilíbrio, de coordenação, conscientização corporal e musicoterapia. “Utilizamos bolas, bastões, bambolês, garrafinhas, colchonetes, elásticos, halters, entre outros materiais que são necessários para as atividades”, disse Barbosa, ao lembrar que todo usuário recebe uma camiseta como uniforme e um cartão de acompanhamento da aferição de pressão arterial.
Há também ações de caráter educativo, cultural, meio ambiente e de lazer. “Tudo isso é feito com a comunidade e empresas, por meio de parceria com o poder público e iniciativa privada”, afirmou Barbosa. Mais informações sobre o Projeto Bem Estar estão no site www. projetobemestar.com.br.