Considerada uma doença silenciosa, a hipertensão arterial faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos. A estimativa é que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos. Destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado.
Por conta disso, os cursos de Biomedicina e Fisioterapia do UniSALESIANO se uniram para realizar a Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial, uma ação que faz parte do projeto “UniSALESIANO é Saúde”.
Segundo a coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, o projeto teve início em 2004 e, desde então, as ações são realizadas anualmente.
“Iniciamos a campanha para conscientizar a população sobre a hipertensão, um problema de saúde pública que atinge homens e mulheres no mundo todo. Realizada desde 2004, através da disciplina de Fisiologia Humana, contamos com o apoio dos alunos do 2º termo dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia para essa conscientização social”, destaca.
A campanha foi realizada no dia 6 de outubro, na Coopbanc e no Supermercado Rondon, unidade do bairro Jussara.