Aproximadamente 50 alunos do curso de Biomedicina do UniSALESIANO apresentaram trabalhos baseados em metodologias ativas com o tema “Hematologia em 3D”. O evento foi realizado entre os dias 5 e 12 de junho, no campus.

“São trabalhos que abordaram os aspectos dos exames hematológicos”, disse uma das docentes responsáveis pela Disciplina de Hematologia Clínica, Vilma Clemi Colli, ao ressaltar que o objetivo da atividade é demonstrar os componentes sanguíneos e suas alterações relacionadas à área clínica. Os trabalhos também contaram com a coordenação da professora Alexandra dos Anjos Cassado.

Alguns assuntos apresentados foram: anemia ferropriva; anemia megaloblástica; alterações leucocitárias em processos infecciosos; e elementos figurados da corrente circulatória.

“Com isso o aluno desenvolve a capacidade de trabalho em equipe, realiza pesquisa no desenvolvimento do tema proposto, adquire conhecimento em atividade dinâmica, etc”, complementou.

Já a coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, salienta que o desenvolvimento do acadêmico deve ser permeado por vivências que o aproximem cada vez mais de seu espaço e atuação profissional. “Essa forma de ensinar, usando ferramentas modernas com atividades que envolvem o aluno, levando-o a ser protagonista no processo de ensino e aprendizagem, é importantíssima”, concluiu.