Um grupo de alunos do curso de Enfermagem realizou, no último dia 25 de outubro, uma visita técnica ao Instituto Lauro Souza Lima – ILSL, em Bauru. O hospital atua na área de dermatologia, sendo referencia no campo da Hanseníase. Ele foi fundado em 1933, como “Asilo- Colônia Aymores”, para abrigar portadores de hanseníase do Estado de São Paulo, com o objetivo de excluir os doentes do convívio social, evitando a propagação da doença, que é carregada de estigma.
A visita foi muito enriquecedora para os acadêmicos não só pelo aprendizado técnico, mas também pelo aspecto histórico do surgimento desse asilo-colônia, no qual os portadores eram retirados do convívio familiar e depositados nesta vila onde permaneciam por longos períodos exclusos.
Ao término, o grupo foi agraciado com o depoimento de um morador – hoje com 88 anos de idade – e que emocionou a todos com sua história de vida. Os acadêmicos também foram convidados para estágios extracurriculares na área de tratamento de lesões de pele.
A visita fez parte do conteúdo programático da disciplina Assistência de Enfermagem nas doenças transmissíveis, ministrada pela Prof ª Giselle Sailer, no 6º termo do curso de graduação.