Apresentação ocorreu na abertura da 4ª. Semana de Química do UniSALESIANO

O Grupo Teatral Alquimia, formado por alunos do curso de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Araraquara, arrancou aplausos da plateia presente à abertura da 4ª. Semana de Química do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, realizada nesta terça-feira, à noite, na Igreja Universitária. O convite para a apresentação partiu do professor André Rowe, coordenador do curso de Química da Instituição.

O trabalho, que já vem sendo desenvolvido há 25 anos, tem a proposta de desmistificar a química como ciência. A peça exibida, sob o título Como ser um cientista, relata de forma cômica a vida de um cientista, desde a sua infância até a juventude, passando pela experiência adquirida ao frequentar os bancos de uma Universidade. Ao longo da apresentação o grupo realizou vários experimentos, impressionando o público presente. Na plateia, além dos acadêmicos do UniSALESIANO, também havia alunos e professores do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – ETEC, e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, de Araçatuba.

Após a apresentação o grupo abriu espaço para as perguntas do público. O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que presidiu a abertura do evento, pediu a palavra, agradeceu a presença do grupo e disse que ficou maravilhado com a performance de todos e com a ideia de que alunos de um curso de Química pudessem encenar uma peça teatral, fazendo-o de forma tão brilhante, criativa e inteligente. Lembrou que o Papa João Paulo II, antes de se tornar padre, também era ator de teatro.

HISTÓRICO – Em 1988, no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, era criado o Projeto de Extensão Universitária Grupo de teatro Alquimia, formado por alunos do órgão, bolsistas e voluntários. Desde então, cerca de 230 apresentações foram feitas, com 11 peças diferentes, totalizando um público assistente de 35 mil pessoas.

O trabalho desenvolvido pelo grupo tem por objetivo incentivar o interesse pela Química entre o público jovem e gerar entusiasmo para o futuro da Química quanto à satisfação das necessidades do mundo atual. A experiência sempre contou com o apoio de professores interessados em divulgar conhecimentos sobre a Química junto à sociedade.

O Grupo Teatral Alquimia faz apresentações em escolas, congressos científicos, centros comunitários, feiras de profissões e em eventos diversos. Em suas performances, os atores procuram destacar o papel central da Química no desenvolvimento do mundo moderno, mostrando que as transformações da matéria realizadas pelo homem somente foram possíveis graças ao desenvolvimento e conhecimentos dessa Ciência. Com esse enfoque, realiza durante a encenação reações químicas simples, que são as responsáveis pelos efeitos visuais, ou seja, buscam-se preferencialmente aquelas demonstrações que deixem a plateia admirada com a magia da química. Assim, reações químicas que despertam a admiração e a atenção do público são cuidadosamente inseridas no contexto da peça e fazem parte da rotina do espetáculo.