O Grupo de Coreografia da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), Departamento das Faculdades Católicas Salesianas, participou no sábado, dia 2, do Festival de Danças promovido pela Academia Anamaria Ballet. A exibição foi feita no teatro da Unip, localizado na Av. Baguaçu.

O evento reuniu números artísticos de balé, jazz e dança do ventre, a cargo de alunos da própria academia e de outros grupos convidados. O Grupo de Coreografia da UNA apresentou a dança Imperium, em estilo livre, dando um verdadeiro show de completência, simpatia e criatividade.

As integrantes do corpo de dança se caracterizaram com vestimentas à Luis XV, utilizando para isso um figurino completo composto de peruca, jabor, luvas, leques de plumas, fraque e macacão com lycra. As roupas e adereços mostram o modo de se vestir das pessoas que viveram há mais de dois séculos na França e em outros países da Europa, criando impressionantes efeitos e visuais em cena. O trabalho coreográfico foi exbido pela TV-I, do SBT, em seu telejornal desta segunda-feira, no início da tarde.

O coordenador do trabalho, Marcelo Corrêa, também instrutor de danças na UNA, informou que o grupo de Coreografia conta atualmente com 14 participantes e que cinco novos alunos estão se inscrevendo. Todos têm idade igual ou acima de 60 anos. Segundo ele, as participações nos ensaios e em apresentações públicas têm contribuído para garantir às pessoas momentos de arte, encatamento e lazer. “Elas ficam muito felizes e emocionadas, perguntando o tempo todo onde vai ser a próxima exibição”, comenta.

Há pouco menos de um mês, exibindo o mesmo número, eles obtiveram a segunda colocação durante a participação nos JORIs, Jogos Regionais do Idoso, realizados na cidade de Dracena, só perdendo para os anfitriões da casa que se esmeraram para produzir um belo espetáculo.

Tanto Marcelo quanto os diretores da UNA acreditam que atividades semelhantes garantem o bem-estar das pessoas e mantêm o astral delas sempre elevado. Por isso, a Instituição deseja investir nesse trabalho e oferecer a outros interessados a oportunidade de participação no Grupo de Coreografia.

A diretora da academia promotora do evento, Anamaria Guaranha, ao falar do espetáculo, elogiou o trablho desenvolvido pela UNA e convidou as pessoas para que visitassem e conhecessem a Instituição, que atua com projetos sociais em benefício de integrantes da Terceira Idade.

Os trabalhos com a produção do mencionado visual vêm sendo feitos em parceria com a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias da Ação Social e Esportes, além do Fundo Social de Solidariedade.