O UniSALESIANO foi palco de mais uma solenidade de conclusão do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba e da Coreme (Comissão de Residência Médica). A 4ª turma de residentes se formou na manhã do dia 28 de fevereiro, no auditório Papa Francisco.

Neste ano, foram 20 formandos das especialidades de Clínica Médica, Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Medicina Intensiva Infantil, Neonatologia, e Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.

Desde 2017, quando o programa foi implantado, já concluíram o processo 62 médicos especialistas de várias partes do país.

O conteúdo da Residência Médica prioriza a prática, com 90% de atividades práticas com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência e terapia intensiva e somente 10% de parte teórica.

SOLENIDADE

A solenidade de formatura foi presidida pelo professor-doutor Anderson Azevedo Dutra, coordenador da Coreme e dos cursos de Pediatria, Neonatologia e Medicina Intensiva Infantil; e pelo vice-coordenador da Coreme e supervisor do programa de Clínica Médica, professor-doutor Rafael Saad.

“A residência médica foi um dos pré-requisitos para que Araçatuba tivesse um Curso de Medicina. Essa exigência é baseada na observação de diversos hospitais de ensino em que a presença do médico residente é muito importante em todo o processo de ensino-aprendizado dos estudantes de Medicina, em especial nos últimos dois anos de formação, conhecido como internato”, explicou Dr. Rafael Saad.

A diretoria da Santa Casa de Araçatuba foi representada pela tesoureira, Maria Ionice Zucon, e o UniSALESIANO foi representado pelo professor-doutor Antônio Poletto, coordenador do Curso de Medicina da Instituição.

“Existe um compromisso do Curso de Medicina do UniSALESIANO, por meio do Programa Mais Médicos, em fomentar e implementar programas de residências das áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia geral. Sem dúvida nenhuma, o sucesso da residência médica é muito importante para cidade e nossa região, pois impacta positivamente na melhoria da qualidade do atendimento médico dos pacientes credenciados pelos serviços do SUS”, completou Dr. Antônio Poletto.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, a consolidação do Programa de Residência Médica da Santa Casa e da Coreme, junto com o início do Internato dos alunos de Medicina do UniSALESIANO, no hospital, é motivo de orgulho e confiança para toda a região. “Sabemos que foi um trabalho focado e em sintonia entre todos os envolvidos, e que tem gerado bons frutos”, disse.

Por fim, o Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, afirmou que a inspiração intuitiva indica um itinerário de consolidação, promovendo a sintonia entre todos os envolvidos. “Isso resulta em sucesso expressivo para toda nossa região e até mesmo em nível Brasil”, concluiu.