A colação de grau dos formandos dos Cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações e Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, se transformou em uma cerimônia marcada por um clima festivo, de confraternização e de fortes emoções.

O evento, que foi promovido nesta sexta-feira, à noite, na Capela São Domingos Sávio, no Colégio Salesiano, contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, amigos e parentes de 14 formandos dos cursos de Engenharias e 16 de Publicidade e Propaganda.

Na primeira parte do evento solene foi realizada uma celebração religiosa conduzida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição. Ele saudou os formandos, destacando a perseverança dos alunos durante a trajetória de aprendizagem e os comparou aos navegadores que, com um objetivo de viagem definido, enfrentam todos os perigos dos mares para chegar a um porto seguro. Ele também se dirigiu, de maneira especial, aos pais dos alunos, afirmando que valeu a pena o sacrifício que resultou no sucesso profissional de seus filhos.

Após a cerimônia religiosa, com a leitura de textos da Bíblia e apresentação do Coral da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), os formandos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Telecomunicações fizeram seu juramento para a observação da ética profissional, conduzido pelo aluno Eduardo Aragão Neto. Em seguida, um a um, eles receberam o diploma das mãos do Pe. Luigi, do paraninfo da turma, Prof. Odilon Caldeira Filho, e do patrono, Prof. José Vital Ferraz Leão.

Em seu discurso, o orador da turma, Gilmar Ferreira Rodrigues, destacou a amizade que foi formada entre os alunos, classificando-a de “firme como uma rocha”. O acadêmico agradeceu os professores e os familiares pelo apoio nos cinco anos em que eles se dedicaram à formação como engenheiros e mencionou um encontro ocasional que teve com Pe. Luigi no corredor nos primeiros dias de aula, onde mantiveram um rápido contato a respeito do curso. Na oportunidade, o Diretor Geral disse ao formando algumas palavras das quais ele jamais se esqueceria: “As grandes realizações se constroem sobre rochas e não sobre as areias de uma praia”.

O professor Odilon Caldeira Filho agradeceu os formandos por ter sido escolhido como paraninfo e confessou, emocionado, que também aprendeu muito com eles nesses anos de convivência. Ele enalteceu e elogiou o diferencial do ensino Salesiano, baseado na valorização do ser humano.

Em seguida, o Pe. Padre Luigi Favero, o paraninfo, Prof. Adair Gonçalves, e a patrona da turma, Profª. Agatha Urzedo, fizeram a entrega de diplomas para os alunos de Publicidade e Propaganda. O juramento de fidelidade aos deveres profissionais foi conduzido pelo aluno Luis Eduardo Menardi.

Em seu discurso, a oradora da turma, Mônica Oyama Gasparini, lembrou fatos cotidianos do início do curso, as primeiras tarefas passadas pelos professores e a cumplicidade formada entre os alunos nos quatro anos de convivência. Ela agradeceu a direção da escola e os professores pelo apoio e disse que estava orgulhosa pela formação recebida.

Os alunos homenagearam o paraninfo, Prof Adair, que fez um comovente discurso, utilizando-se da metáfora de um labirinto. Segundo ele, nesses anos do curso os alunos de Publicidade e Propaganda percorreram um grande labirinto, enfrentaram muitas dificuldades e superaram desafios até chegar a uma grande porta que os conduziria a novos caminhos para celebrar a vida. Foram prestadas homenagens também aos professores e aos pais.

O Pe. Luigi disse que o sucesso da formação desses profissionais se deve muito ao empenho não só do corpo docente como também da administração dos cursos e citou o trabalho e dedicação do Vice-Diretor Geral do UniSALESIANO, Prof. André Luis Ornellas, e dos coordenadores das turmas, os professores Nelson Hitoshi Takiy e Fernando Sávio.

Ele aproveitou o momento para destacar que durante a cerimônia ficou sabendo que dois alunos do Curso de Engenharia Mecatrônica já estavam empregados em uma das maiores construtoras do país, a Camargo Correa, e que um terceiro acadêmico seria contratado pela Companhia Siderúrgica Vale do Rio Doce nos próximos dias.

O Pe. Luigi encerrou a cerimônia destacando a alegria dos alunos e de seus pais e lembrou os ensinamentos de Dom Bosco, fundador dos Salesianos, cujo propósito sempre foi o de formar bons cristãos e honestos cidadãos. “Também hoje queremos formar competentes profissionais”, concluiu.

O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, preside cerimônia de diplomação de acadêmicos da Instituição