Três novos profissionais recém-formados em Engenharia de Telecomunicações pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba ingressaram em cursos de Mestrado stricto sensu, na área de ciência nuclear, no Instituto de Pesquisa em Energia, da Universidade de São Paulo (USP). Os três contaram com a orientação e apoio do Prof. Dr. Marco Antonio Rodrigues Fernandes, que desenvolve pesquisa na área de energia nuclear aplicada à medicina nuclear, na USP.
A chegada de egressos dos cursos mantidos pelo UniSALESIANO em cursos de Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado vem confirmando o excelente nível de ensino adotado pela Instituição. Vários são os casos de acadêmicos que terminam seus cursos regulares e logo se habilitam para galgar novas etapas de formação profissional junto a importantes instituições educacionais.
Uma das áreas que mais têm contribuído para essa realidade é a das Engenharias, através dos cursos de Telecomunicações e Mecatrônica, que demonstram, assim, competência educacional em diversas áreas tecnológicas e científicas.
Entre os acadêmicos formados em dezembro de 2006 que agora inicia o curso de Mestrado está a aluna Mireia Francisco Maio, que produziu o trabalho intitulado Avaliação dos Efeitos da Radiação Ionizante em Matérias Utilizados em Restaurações Dentárias. Ela vai estudar as conseqüêcias da aplicação da radioterapia sobre a dentição em pacientes portadores de câncer de boca. A pesquisa de Mestrado visa a proporcionar maior qualidade de vida para os doentes, amenizando os efeitos deletérios do tratamento. O Projeto foi elaborado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, do UniSALESIANO, e terá como orientador o Prof. Dr. Adimir dos Santos, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN), do IPEN/USP.
Outra acadêmica que começou Mestrado foi Ariane Tada, com o trabalho intitulado Desenvolvimento de uma metodologia para controle de qualidade de fontes de betaterapia. Por sua vez, ela analisará o espectro da emissão de radiação beta produzido em fontes radioativas utilizadas no tratamento de tumores superficiais, com o objetivo de desenvolver um procedimento nacional, exeqüível e de baixo custo com o Sistema Computacional MCNP (Monte Carlo), onde é possível obter maior reprodutibilidade e confiabilidade nas aplicações médicas.
O Projeto também foi elaborado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes do UniSALESIANO. O orientador será o Prof. Dr. Helio Yoriyaz, também do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do IPEN/USP.
O terceiro formando a chegar à USP é Bruno Corcioli, igualmente matriculado no programa de Mestrado do IPEN, onde desenvolverá pesquisa na área de Sensoramento Remoto por Sistema Laser para Monitoração de Poluentes na Atmosfera e Outras Aplicações.
O Prof. Nelson Hitoshi Takiy, coordenador dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Mecatrônica, lembra que nos trabalhos destes três engenheiros de telecomunicações do UniSALESIANO estão presentes e concentradas as perspectivas da cidade e região no desenvolvimento das ciências energéticas. Para ele, no momento em que todos os holofotes se voltam para a questão da bioenergia, o UniSALESIANO, acreditando nesta natural característica de Araçatuba, também contribui para o desenvolvimento da área, investindo em pesquisa para a utilização de outras alternativas energéticas.
“Precisamos investir e acreditar na cidade e por isso devemos incentivar a formação continuada de nossos estudantes, proporcionar a eles acesso a renomados Centros de Pesquisa e capacitá-los com qualidade. Com isso, eles próprios acabam por se tornar referências, principalmente na área da energia nuclear aplicada à medicina” analisa o Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, que também é membro científico da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
O Prof. Nelson Hitoshi Takiy destacou que todos devem prestar um grande reconhecimento ao trabalho do Prof. Dr. Marco Antonio Rodrigues Fernandes pelo profissionalismo e dedicação com que atua na condução, estímulo e orientação dos alunos, encaminhando-os para novos desafios e patamares em excelência de ensino.