O ex-aluno Bruno Valu Fernandes Damata Borges, graduado em 2007 em Publicidade e Propaganda, é mais um dos muitos casos de sucesso de alunos que estudaram no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. Até o final de 2010 ele exerceu a função de designer gráfico na Agência FPC Comunicação, presente há cerca de 9 anos no mercado, localizada na Rua Brigadeiro Luz Antônio e dirigida pela publicitária Fernanda Prata Cunha. No início deste ano mudou-se para Guarapari, no Estado do Espírito Santo.
Pouco tempo depois de iniciar o seu trabalho em Araçatuba ele já se tornou um dos responsáveis pela criação de importantes campanhas e peças publicitárias, muitas delas dirigidas a negócios de destaque no mundo empresarial e esportivo em todo o país. Um destes exemplos é a ação desenvolvida junto à equipe da J. Star Racing, que corre na Stock Car, criando peças que compõem a identidade visual e o vestuário dos membros da equipe, como o uniforme, o boné e o capacete.
Na mesma Stock Car atuou para desenvolver material para a equipe do piloto Alam Khodair e lay-out para a carreta do grupo, além de trabalhos produzidos para a Fórmula Truck. Em outro exemplo, Bruno trabalhou também na elaboração de portfólio para a Agência de Eventos Rock Star, que promove grandes eventos esportivos nacionais e internacionais como o J. Star Racing, e shows nas capitais e em grandes cidades, divulgando artistas de renome como Beyoncé ou espetáculos como o do Cirque du Soleil.
Em outras de suas atuais participações, Bruno trabalhou na nova campanha para difundir lavadoras da famosa marca Colormaq e elaborou catálogos de divulgação de animais nelore para a pecuária brasileira, como é o caso da Terramata Agropecuária, e para o 2º Leilão Tesouros do Nelore de Avaré e para o Leilão Berço da Índia, tradicionalmente realizado em Uberaba, durante a ExpoZebu. Atualmente, está desenvolvendo a criação de um prospecto de luxo para a divulgação do Edifício Golden, que vai ser construído na Rua Armando Salles de Oliveira, em frente à Praça Getúlio Vargas, considerado um dos mais arrojados empreendimentos da construção civil da história de Araçatuba.
“O UniSALESIANO foi muito importante para mim porque em primeiro lugar abriu meus horizontes profissionais, permitindo que eu possa continuar progredindo em minha atuação”, comentou. Segundo ele, a Universidade o ensinou também a buscar o crescimento nos estudos, pois em breve planeja cursar Pós-Graduação e em seguida o Mestrado.
Bruno destaca como fundamental o aprendizado teórico que obteve no UniSALESIANO, porque os ensinamentos sobre o desenvolvimento de peças publicitárias foram a base para o seu trabalho atual. “As aulas práticas também foram importantes, principalmente quando da realização dos trabalhos, pois através deles eu realmente aprendi muitas técnicas que hoje utilizo dentro da agência”, frisou.
Bruno destaca, ainda, que depois que se formou no UniSALESIANO e iniciou sua atuação em agência de publicidade, aprendeu também que deveria ter um referencial para pautar sua atuação. “Este referencial foi o meu diretor de arte, Marco Piromalli, pois foi a partir do meu trabalho ao lado dele nestes dois anos e meio de profissão que o meu nível de arte cresceu exponencialmente, uma vez que toda campanha que eu desenvolvo é baseada nas criações feitas por ele”, reconhece. Mas confessa, também, que a maior referência de todas é Deus, porque foi graças a Ele que pôde cursar uma universidade. “Além disso, se existe uma campanha aprovada por um cliente a criatividade e inspiração vieram primeiro Dele”, finalizou.
Profissionalmente, além de ter trabalhado com publicidade na Agência FPC Comunicação, ele também participou de um projeto de desenvolvimento de sites e páginas na internet para a própria empresa onde trabalha.