A ex-aluna do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, Aline Emy Takiy, vai concluiu em novembro de 2010, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Ilha Solteira, o Mestrado que iniciou em setembro de 2008 na área de Controle de Instrumentação Eletrônica. Ela completou sua graduação em setembro de 2006.
Ela explicou que no curso de Mestrado trabalha com sensor óptico – o inteferômetro –, utilizado para a medição de grandezas físicas que exigem total precisão. Assim, o objetivo é caracterizar os piezo-eletrico flextencionais, que são dispositivos eletro-mecânicos usados na microbiologia, na leitura de discos rígidos de CDs e até mesmo nos sistemas de calibração de microscópios. Segundo ela, a interferometria ganhou bastante impulso no início do Século 20, quando ocorreu o advento do laser.
Aline trabalha no laboratório de Opto-Eletrônica, sob orientação do Dr. Cláudio Kitano, professor Titular da Engenharia Elétrica do Departamento de Engenharia Elétrica da Unesp de Ilha Solteira.
“Graças à graduação obtida no UniSALESIANO de Araçatuba, estudando matérias como Processamento de Sinais, presentes na grade curricular do meu curso, eu pude aplicar os ensinamentos na área de interferometria, conhecimentos estes que futuramente servirão também para o Doutorado”, comentou. Ela citou, ainda, que pretende ingressar na docência e prestar concursos em sua área de aprendizado.
Aline destacou que a cooperação e estímulo do professor José Leão Vital, docente do UniSALESIANO, foram vitais para que ela ingressasse no Mestrado da Unesp. Ele próprio também se tornou Mestre na mesma unidade da Unesp.
“No UniSALESIANO os professores se preocupam com o futuro dos alunos, orientando-os sobre as áreas de atuação e colaborando para que eles atinjam seus objetivos nos estudos”, concluiu.
Por conta da aproximação do término do Mestrado, Aline Emy Takiy já recebeu convite da própria Unesp para fazer o Doutorado.