Daniel de Souza Cunha, de 37 anos, fez parte da primeira turma do curso de Enfermagem do UniSALESIANO e hoje consegue aliar a administração de um hospital com aulas no curso de Medicina da Instituição e a profissão de enfermeiro obstetra.

Cunha, que mora em Guararapes, integra a série “Casos de Sucesso”. Confira a entrevista abaixo:

– Qual período estudou no UniSALESIANO?

De 2004 a 2007

– Por que escolheu o curso e Instituição?

Escolhi a Enfermagem porque, através dela, posso exercer várias atividades. Ao enfermeiro compete não apenas o cuidar, mas também ensinar, gerenciar, coordenar, administrar em diversas áreas ligadas à saúde. Escolhi o UniSALESIANO porque já era uma instituição consolidada e de grande nome na região, sinônimo de ensino forte.

– Qual avaliação faz do curso e da Instituição?

Fiz parte da primeira turma de Enfermagem do UniSALESIANO, pude acompanhar e participar do crescimento e fortalecimento do curso. Viver todas as etapas desse crescimento institucional é o que me proporcionou ainda mais vontade de ser um profissional diferente e atualizado.

– Após formado, decidiu seguir qual ou quais ramos?

Após formado, me especializei em Administração Hospitalar, Obstetrícia e Docência no Ensino Técnico e Superior. Ao término da faculdade, logo assumi como gerente de enfermagem da Santa Casa de Guararapes, e posteriormente fui promovido a Administrador Hospitalar, onde estou até hoje. Também, por amor a Obstetrícia, resolvi me especializar nesta área e através dela já realizei mais de 1000 partos. Para mim, é motivo de orgulho imenso ter contribuído com mulheres e bebês neste momento tão especial que é o nascimento. Também sou professor do curso de Medicina do UniSALESIANO, onde tenho imensa honra em poder passar aos novos alunos o que também pude aprender nesta instituição e na prática da vida.

Neste período, também tive a honra de trabalhar no Hospital Unimed Araçatuba como Enfermeiro da Maternidade e Pediatria e também como Enfermeiro Obstetra na Santa Casa de Araçatuba, locais que tenho imensa gratidão.

– Qual o objetivo do seu trabalho, hoje?

Meu trabalho tem três principais objetivos: poder contribuir ainda mais com o desenvolvimento da gestão administrativa de hospitais; poder estar cada vez mais próximo de gestantes para ajudá-las e encorajá-las ao parto normal, sendo mãe e bebê os grandes protagonistas do nascimento; e estar cada dia mais preparado para transmitir aos meus alunos não só a parte técnica da medicina, mas também a parte humana do cuidado.

Que nós estejamos através da caneta, do estetoscópio e, principalmente através das mãos, preparados para ajudar vidas!