Com o objetivo de revelar o impacto transformador da luz em espaços e ambientes através de soluções criativas e inovadoras, o Curso de Arquitetura do UniSALESIANO promoveu a exposição “Design da Luz”, no dia 21 de outubro.
A atividade foi desenvolvida pelos acadêmicos do 4º termo, com orientação do docente Francis Martins, da Disciplina de Desenho Industrial.
Inspirados pelo método de design do renomado Bernd Löbach, conhecido por unir conceitos funcionais e conceituais no design industrial, os alunos receberam o desafio de criar projetos utilizando a luz como ferramenta principal.
“Cada acadêmico desenvolveu uma persona fictícia e, a partir de suas características e necessidades, projetou soluções de iluminação personalizadas, que refletiam o estilo de vida e os traços de personalidade de suas criações”, explicou Francis, ao ressaltar que o resultado foi uma diversidade de ideias que destacaram a força da criatividade aliada a uma metodologia bem estruturada.
INTERAÇÃO
De acordo com o docente, os trabalhos expostos exploraram a luz de forma técnica, demonstrando um compromisso com a inovação. “As peças criadas pelos alunos propunham novas formas de interação com os ambientes, manipulando luz e sombra para criar experiências sensoriais e estéticas que impactavam diretamente a percepção espacial”, frisou.
Essa abordagem, segundo Francis, mostrou como a iluminação pode ser usada como um recurso central para transformar ambientes, indo além de sua função básica.