Acadêmicos do Curso de Arquitetura do UniSALESIANO apresentaram seus móveis multifuncionais, projetados para atender às necessidades de casas cápsula – um conceito habitacional compacto e moderno.
A exposição foi realizada no dia 25 de novembro e faz parte da disciplina de Desenho Industrial, ministrada pelo docente, Francis Martins. “Os alunos exibiram suas criações por meio de protótipos físicos em escala 1:10 e renderings virtuais detalhados. A combinação de funcionalidade, estética e sustentabilidade foi o ponto forte dos projetos, pois evidenciaram a capacidade de adaptação dos móveis a espaços reduzidos, sem abrir mão do conforto”, explicou o docente.
Francis comentou também que a diversidade dos trabalhos chamou atenção. Entre as criações, havia mesas que se transformavam em camas, estantes com compartimentos ocultos e cadeiras dobráveis extremamente compactas. “Além da funcionalidade, os projetos priorizaram o uso de materiais ecológicos, dando foco à sustentabilidade no design de interiores”.
Dessa forma, a exposição atingiu seu objetivo, que foi mostrar aos alunos e aos presentes a importância de unir estética e funcionalidade com as necessidades reais do mercado, especialmente, um contexto urbano onde o espaço é cada vez mais limitado.
CÁPSULA
Em relação às casas cápsula, se tratam de uma solução habitacional compacta voltada para ambientes urbanos de alta densidade populacional. Esses espaços reduzidos demandam mobiliário funcional e eficiente, que maximize o aproveitamento do ambiente sem sacrificar o conforto.
O Coordenador do Curso de Arquitetura, Prof. Giuliano Pincerato, ressaltou o impacto do evento no aprendizado dos acadêmicos. “Estamos constantemente instigando o saber, provocando a busca pelo conhecimento nesses alunos que têm evoluído muito desde que entraram na faculdade. Para nós, é um grande prazer instigar essa busca, e é gratificante ver a receptividade deles em querer mais conhecimento”, concluiu.