Os alunos do 1º termo do Curso de Engenharia da Computação do UniSALESIANO participaram recentemente de um experimento de laboratório inovador, orientado pelo docente Fernando Eguia, dentro da disciplina de Física I.
Intitulado “Movimento Uniformemente Variado – Queda Livre”, o experimento teve como objetivo proporcionar uma aplicação prática dos conceitos estudados nas aulas teóricas de cinemática, destacando a importância da Física e da Estatística no contexto da Engenharia.
Durante a atividade, os acadêmicos realizaram a análise do movimento de um objeto em queda livre, um fenômeno clássico da física que permite observar a aceleração constante devido à gravidade. “A tarefa principal foi calcular a altura de um prédio a partir da observação do tempo que o objeto leva para atingir o solo”, disse Eguia.
Para isso, os alunos usaram ferramentas de medição de tempo e distância, além de aplicar fórmulas de movimento uniformemente variado (MUV). Além dos conceitos de cinemática, o experimento também envolveu a aplicação de métodos de análise estatística para tratar os dados coletados e garantir a precisão dos resultados.
De acordo com o docente, os acadêmicos utilizaram conceitos de cálculo diferencial e integral para modelar e verificar os resultados, proporcionando uma experiência interdisciplinar que integra Física, Estatística e Matemática. “O movimento uniformemente variado (MUV) é um conceito fundamental no estudo do movimento dos corpos, especialmente em situações onde a aceleração é constante”, completou.
Segundo Eguia, neste experimento, os participantes observaram que a velocidade do objeto aumenta de maneira constante à medida que ele cai. A equação básica da cinemática foi utilizada para calcular o tempo de queda, a aceleração e a distância percorrida pelo objeto. “Com a aceleração da gravidade como variável principal, eles puderam comparar os resultados obtidos de maneira prática com os cálculos teóricos, explorando as leis que regem o movimento de corpos em queda livre”, destacou.
Além disso, conceitos de cálculo diferencial e integral foram fundamentais para modelar o movimento do objeto e fazer a correlação entre o tempo de queda e a altura do prédio. “A combinação dessas áreas do conhecimento proporcionou uma experiência completa de aprendizagem, permitindo que os alunos compreendessem como diferentes disciplinas se conectam para resolver problemas reais”, concluiu.