O ex-acadêmico do UniSALESIANO de Araçatuba, Diego Heib Vieira Cassiano, diplomado em Engenharia Mecatrônica, resulta em mais um dos grandes casos de sucesso obtidos por alunos da Instituição imediatamente após a formatura.
Ele atua como trainee na Seara, uma empresa do grupo Marfrig. Trata-se de um dos maiores complexos empresariais globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição, que se encontram instaladas em vinte e dois países, em 5 continentes. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes atualmente em mais de 140 países.
Em contato com a reportagem do site do UniSALESIANO, Diego destacou que “a cada dia mais as empresas buscam pessoas com ideias inovadoras, ao mesmo tempo em que o mercado precisa de profissionais altamente qualificados. Por isso, as empresas não só buscam talentos já bem formados, como também procuram qualificá-los para que eles tenham o perfil exigido pelas organizações”. Ele comentou que atualmente uma das principais ferramentas que as empresas utilizam para promover futuras contratações são os programas de Trainee. “Estes programas permitem que um jovem recém-formado ingresse no mercado de trabalho já com vistas a desenvolver no futuro importantes funções, como a de gestão da empresa”, disse.
Diego explica que o processo seletivo muitas vezes é composto por provas comportamentais, dinâmicas de grupo, testes de proficiência em língua inglesa e entrevistas com o pessoal de Recursos Humanos e de Gestão. “A todo instante surgem vagas para Trainee e nem sempre a aprovação do candidato virá na primeira tentativa, daí a importância para o fato de o acadêmico não desistir. Às vezes, o candidato não tem o perfil exatamente desejado por uma empresa, mas poderá preenchê-lo em relação a outra”, citou.
Para o ex-acadêmico, hoje um programa de Trainee é para a empresa uma forma de recrutamento para conquistar bons profissionais e para o recém-formado é, com toda a certeza, a porta de entrada para o mercado de trabalho. “Muitas vezes ficamos sabendo que alguma empresa precisa de um profissional qualificado e esta é a chance que os estudantes que concluíram seus estudos têm para se aprofundar ainda mais nos seus conhecimentos, pois estarão trabalhando ao lado de profissionais que já atuam na área há tempos”, frisou. Para ele, esta é uma grande oportunidade para receber novos conhecimentos e agregá-lo à vivência profissional, procurando relacionar tudo o que foi estudado durante o nosso curso com as novas práticas.
Mas Diego alerta: “Algumas qualidades são absolutamente necessárias, tais como disponibilidade, dedicação, persistência, comunicação, participação e envolvimento. Além disso, os candidatos a trainee devem saber que as empresas querem conhecer todos os detalhes da vida acadêmica do profissional e sobre como foram os estágios de que eles participaram. “Estas coisas são importantes e têm um peso muito forte durante uma entrevista”, considera.
Durante a realização do curso de Engenharia Mecatrônica, Diego Heib Vieira Cassiano participou da Empresa Junior. Por ter conhecimento na área, no início ele fazia manutenção de equipamentos eletrônicos e depois assumiu a presidência do órgão. Foi durante a presidência da Empresa Junior que percebeu o significado da atuação como gestor. “O importante não é o cargo que você assume dentro da empresa e sim tudo o que você aprende nela, demonstrando interesse pela vida da organização. Uma entrevista não é um interrogatório, é uma conversa, sempre feita com muita calma. O gestor não está ali para verificar se você é o melhor e sim para saber o quanto você estava envolvido e participando da sua formação”, analisa. Para ele, é preciso sempre enaltecer aqueles que fizeram o melhor para que você se tornasse um profissional e aí se incluem a instituição de ensino, os nossos mestres e a nossa família”, concluiu.