Desde criança, Júlio de Lima, de 33 anos, era apaixonado por programação, aplicações, sites, ou seja, tudo que era ligado ao computador e internet. Por conta disso, Lima decidiu cursar TDS (Tecnologia e Desenvolvimento de Sistema) no UniSALESIANO e, a partir daí, ganhou o mundo.

Confira abaixo a entrevista com o Principal QA Engineer da Capco, considerado exemplo da série “Casos de Sucesso”:

– Nome completo, idade e profissão?

Júlio de Lima, 33 anos. Sou Principal QA Engineer, ou seja, exerço um papel de gestão técnica de projetos dentro da Capco, empresa voltada à consultoria internacional do setor de tecnologia, com foco na área financeira.

– Qual período estudou no UniSALESIANO? Por que escolheu o curso e essa Instituição?

Entrei no curso em 2004 e só consegui pegar meu certificado em 2012. Na época, TDS no UniSALESIANO foi o curso que mais me interessou por possuir excelentes professores. Não tive dúvidas em seguir porque desde criança eu gostava de desenvolver aplicações em meu computador.

– Qual avaliação faz do curso e da instituição? O que agregou para sua carreira?

O curso atendeu minhas expectativas. Confesso que, no início das aulas, não tinha muito claro em minha mente tudo o que iria aprender, mas, depois, tive boas experiências em minha trajetória dentro do UniSALESIANO. Alguns professores marcaram meu aprendizado, como o Tonsig, o Zanon e o Pedrão. Eles ajudaram a alcançar meu objetivo, que era aprender a desenvolver aplicações. Isso agregou muito porque através da programação consegui alcançar muitas coisas. Ganhei dinheiro vendendo sites que desenvolvi para muitas empresas de Araçatuba. Essa grana me ajudou a pagar o casamento.

– Após formado, decidiu seguir qual ou quais ramos?

Quando me formei, já estava desenvolvendo sites, aplicações pela internet, e fui trabalhar para algumas empresas da região, no ramo. Após meu primeiro emprego como desenvolvedor, recebi uma proposta para fazer um processo seletivo dentro de uma outra grande empresa, e nela aprendi mais sobre outras ferramentas para desenvolvimento. Num determinado momento, após uma palestra de minha antiga diretora de inovação, Marcela Coutinho, percebi que poderia ter uma chance maior de crescimento se eu fosse para a área de testes de software. Comecei a investir em estudos, comprei livros, fiz cursos, e foquei todos meus esforços em me tornar alguém que fosse capaz de testar aplicações.

Essa é a área que eu trabalho hoje em dia. Moro em Osasco e, desde aquela época, todos os meus esforços têm sido em melhorar minhas habilidades técnicas em testes de software. Passei por grandes empresas, como a Bovespa, Telefônica, UOL, e passei também pela Qualister – consultoria em testes, atuando como consultor sênior.

Já ministrei mais de 30 palestras em eventos de tecnologia, ministrei workshops, treinamentos relacionados a testes de software. Hoje sou considerado uma referência no meio. Depois que sai da Qualister como consultor e professor na área de testes, tive a oportunidade de atuar como líder de um time de especialistas em testes em um banco digital. Após esse período, aceitei o desafio de estruturar a área de qualidade de software em um e-commerce de vinhos, foi então que recebi a proposta de atuar como Consultor Sênior na Capco. Um ano depois fui promovido a Principal QA Engineer, uma das maiores realizações profissionais até agora.

– Qual o objetivo do seu trabalho, hoje?

Hoje em dia eu faço mentoria na área de testes de software de um grande banco digital. Além disso, tenho um canal no Youtube (www.youtube.com/c/juliodelimas), com aproximadamente 2.200 inscritos; onde produzo conteúdo gratuito. Escrevi um e-book chamado “Testes para Iniciantes”, que também é gratuito. Continuo ministrando palestras, faço mestrado na Mackenzie.

O objetivo do meu trabalho é, basicamente, levar qualidade de software para os times, ensinar pessoas a testar suas aplicações para levarem mais qualidade aos clientes finais. Já na perspectiva de comunidade, meu trabalho é fazer com que a comunidade de engenharia de software, no geral, seja capaz de entender quais são seus objetivos e como eles fazem para melhorar dentro da área de testes.