A ex-aluna Ariane Tada, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, defendeu no dia 18 de junho a sua dissertação de Mestrado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP), autarquia da Universidade de São Paulo (USP).
O trabalho intitulado Análises Dosimétricas de Fontes de Radiação para Uso em Lesões Dermatológicas, orientado pelo Dr. Hélio Yoriyaz, daquele instituto, foi idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, docente dos cursos de engenharia do UniSALESIANO e da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. Os estudos teóricos foram desenvolvidos no IPEN/USP, em São Paulo, e as medidas experimentais no acelerador linear do Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp, naquele município.
Ariane Tada analisou os parâmetros dosimétricos de feixes de radiação utilizados em radioterapia de tumores de pele, comparando as medidas experimentais obtidas em simulações computacionais com o Método de Monte Carlo. Os resultados podem servir de subsídios para a avaliação dos radio-terapeutas e físicos-médicos, quando da escolha da melhor energia de radiação para os procedimentos radioterápicos em lesões de pele.
Durante a arguição da banca examinadora, Ariane Tada foi intensamente elogiada pelo esforço, dedicação e evolução profissional durante todo o período de mestrado. Para se manter financeiramente na capital paulista, a estudante teve que se dividir entre o trabalho diário no laboratório de calibração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/USP) e o mestrado no IPEN. “Poucas pessoas conseguem o título de mestre tendo que trabalhar o dia todo e realizar seus experimentos à noite e em finais de semana” comentaram os membros da banca examinadora.
A apresentação foi transmitida em vídeo-conferência, possibilitando que pesquisadores de várias partes do mundo acompanhassem o desempenho da candidata. Para conhecer a íntegra do trabalho ou assistir ao vídeo o interessado deve acessar o endereço eletrônico http://videoconferencia.ipen.br/p55806936.
Também foi motivo de elogios o desempenho de outros ex-alunos do UniSALESIANO que se encontram participando de programas de Pós-Graduação no IPEN. A mestra Ariane Tada é a segunda ex-aluna da Instituição em Araçatuba a concluir o Mestrado naquele conceituado instituto. Em outubro de 2009, a também ex-acadêmica Miréia Florêncio Maio defendeu o título de mestrado no IPEN e hoje é aluna de doutorado do Dr. Adimir dos Santos, do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) daquele instituto.