O ex-acadêmico do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, William dos Santos Fegadolli, de 29 anos, que cursou Engenharia de Telecomunicações na Instituição, fez uma importante descoberta, a qual, pela sua importância, foi tema de matéria na revista Nature Materials, em sua edição de fevereiro. A Nature Materials é a mais conceituada publicação em todo o mundo voltada para assuntos do mundo científico.
Ele conseguiu criar um dispositivo que pode dar origem a um componente fundamental em fotônica, que é a área que envolve a utilização de materiais capazes de produzir, transportar e detectar luz, como acontece com as fibras ópticas. Este dispositivo tem a capacidade de refletir ondas ópticas, ou seja, na forma de luz, em apenas uma direção e nas mesmas frequências atualmente utilizadas nas fibras ópticas. A descoberta pode contribuir para a criação e desenvolvimento dos principais elementos que ainda faltam para se atingir, num futuro próximo, o estágio em que será possível avançar sobremaneira no desenvolvimento da computação óptica.
Fegadolli integra um grupo internacional de pesquisadores, do qual fazem parte três brasileiros dos quadros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, além de participantes chineses e alemães. A equipe conseguiu desenvolver experimentalmente o funcionamento do dispositivo em escala micrométrica, que permite a reflexão da luz em apenas uma direção e é compatível com o processo de fabricação usado na indústria de semicondutores.
Os resultados desses esforços de pesquisa encontram diversas aplicações também no setor aeroespacial e de defesa, pois possibilitam a redução de tamanho e peso nos sistemas em que a tecnologia for utilizada.
DEDICAÇÃO – William dos Santos Fegadolli concluiu o curso de Engenharia de Telecomunicações em 2006. Durante seus estudos destacou-se como um aluno aplicado e totalmente dedicado à aprendizagem. Já na apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso ele demonstrava as suas qualidades, ao apresentar e discutir de forma brilhante o tema Implementação de um sistema de comunicação de dados através da tecnologia FSO. Na época, o professor José Vital Ferraz Leão, que presidiu a banca e atuou como orientador do aluno, manifestou a sua satisfação pelo excelente nível técnico alcançado pelo acadêmico.
Em maio de 2011 Fegadolli fez uma visita ao Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, e ao coordenador do curso, professor, Nelson Hitoshi Takiy, para agradecer o apoio que recebeu durante todo o tempo de realização do curso. Na oportunidade, ele informou que havia sido selecionado e contemplado com uma bolsa de estudos internacional para cumprir parte do Doutorado, que seria desenvolvido no California Institute of Technology, em Pasadena, onde permaneceria até meados de 2012. Em 6 de junho de 2009 ele recebeu o diploma do curso de Mestrado desenvolvido no ITA, onde também continua a desenvolver seu doutorado.