O mundo acadêmico é repleto de oportunidades de aprendizado e crescimento e, para Pedro da Silva Junior, acadêmico do 10º termo de Engenharia Elétrica na UniSALESIANO, essa jornada de descobertas recentemente o levou a uma experiência transformadora no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP).
A participação no programa de estágio ‘Por Dentro do Crea-SP’, promovido pelo Conselho, é uma oportunidade única para estudantes e recém-formados nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Pedro foi um dos 90 selecionados entre estudantes de diversos lugares do estado de São Paulo. Ele descreveu a experiência como “sensacional” e algo que ele nunca havia vivenciado antes.
Durante os quatro dias em que participou do programa, Pedro e seus colegas tiveram a chance de mergulhar em uma imersão completa nas atividades do Crea-SP, incluindo fiscalização e apuração de processos, além de receber capacitação. Ele destacou a importância dessa experiência para sua formação, afirmando que conheceu cursos que nem imaginava que existissem em sua área de estudo.
Pedro elogiou a logística impecável e a qualidade dos profissionais envolvidos na organização do evento. Ele participou do programa de estágio de 17 a 21 de julho e, apesar da curta duração, o conhecimento adquirido e as conexões feitas durante o evento tiveram um impacto significativo em sua perspectiva sobre o sistema CREA e a engenharia como um todo.
“Como resultado dessa experiência, planejo me especializar na área de projetos elétricos, uma área em que já trabalho e que tenho grande afinidade”, disse.
O programa ‘Por Dentro do Crea-SP’ visa facilitar a transição dos estudantes para o mercado de trabalho e oferecer uma compreensão mais profunda da regulamentação das profissões. É uma iniciativa valiosa para futuros profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.
O presidente em exercício do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr., enfatizou a importância do estágio-visita, afirmando que “coloca o aluno dentro do Crea-SP para que ele possa acompanhar nossas atividades e levar essa experiência em sua carreira”.